Cidades

Operários da Embraer fazem greve por reajuste salarial

Cerca de sete mil funcionários da Embraer, em São José dos Campos, aprovaram em assembleia na manhã desta terça (21) uma paralisação de 24 horas. A categoria paralisou as atividades em protesto à proposta de Participação de Lucros e Resultados (PLR) oferecida pela empresa.De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, os cerca de sete mil funcionários do primeiro turno e do setor administrativo rejeitaram a proposta de PLR de R$ 900 com adicional de 0,12% sobre o valor do salário e de reajuste salarial de 6, 6%.

Os funcionários reivindicam entre 9% a 10% de reajuste. Quem estava negociando com a Embraer era uma comissão interna e os funcionários votaram nesta manhã a favor de que o Sindicato represente eles nessa negociação, disse José Dantas Sobrinho, diretor do sindicato.Além da PLR, os trabalhadores também protestam contra a geração de empregos na produção do KC-390, que será apresentado nesta terça-feira à imprensa. "À princípio a ação é por 24 horas, mas pode se transformar em uma greve por tempo indeterminado. Hoje a empresa lança um cargueiro, que é um projeto com dinheiro público, mas que 70% dos empregos está sendo gerado em outros locais, fora do Brasil", disse o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, conhecido como 'Macapá'.

O sindicato informou que uma nova assembleia deve ser realizada na manhã desta quarta-feira (22) para decidir se a paralisação será mantida ou se os funcionários voltam ao trabalho. Em setembro, os funcionários já haviam rejeitado a proposta de 5, 35% de reajuste proposto pela empresa.

Por nota, a Embraer informou que a negociação salarial da data-base 2014 está sendo conduzida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, que representa as empresas do setor na região. A empresa informou ainda que "mbora ainda não tenha havido acordo entre as partes, a Embraer aplicou reajuste de 5,30% nos salários de seus empregados já a partir do mês de setembro como uma antecipação por conta da data-base".

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.