Nacional

Ebola em paciente suspeito no Brasil ainda não está descartado

Apesar do primeiro exame laboratorial ter dado negativo para ebola na amostra do primeiro paciente no Brasil com suspeita da doença, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que a confirmação do primeiro caso no Brasil ainda não está descartada. 

— Não podemos descartar, a nossa expectativa é que este segundo também dê negativo, mas não podemos fazer uma afirmação como esta.

O ministro falou em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (11), em Brasília. Para o caso de ebola ser definitivamente descartado é preciso que um segundo exame laboratorial tenha resultado negativo.

Este exame será colhido apenas neste domingo (12), seguindo o protocolo internacional de combate à doença, e o resultado ficará pronto na segunda-feira (13).

— Todo protocolo continua sendo seguido até que tenhamos o segundo resultado para podermos fazer o descarte e se isso ocorrer podemos encerrar o processo de isolamento. Embora ele continuará sob cuidados. Em relação ao monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente em Cascavel (PR) será suspenso o monitoramento e só para ressaltar que esses contactantes não estão isolados. 

O Ministério da Saúde informou, neste sábado (11), que o exame para diagnóstico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos  contactantes será desmontado.

Neste domingo (12), será colhida a segunda amostra de sangue, que também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará, que pertence à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

R7

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus