Patrick Swayze, Keanu Reeves e Anthony Kiedis, do Red Hot Chili Peppers, apresentaram ao mundo em 1991 a envolvente trama que misturava uma gangue que roubava bancos na Califórnia, nos Estados Unidos, e os perfeitos tubos de Teahupoo, no Taiti. Há quase 24 anos, o longa "Point Break", de tradução "Caçadores de Emoção" no Brasil, arrecadou a expressiva quantia de US$ 83 milhões (R$ 207 milhões). Na última semana, um remake do filme começou a ser filmado no Taiti, e o big rider brasileiro Pedro Scooby, na sorte, conseguiu não só contemplar a filmagem, com direito a helicópteros fazendo rasantes no mar, como também encarou na remada as perfeitas formações de Teahupoo.
A aventura começou com a confirmação de um swell para Teahupoo. No Brasil, ao lado do parceiro e surfista Bruno Santos, o big rider organizou a viagem e partiu para o Taiti. A ideia era aproveitar a ondulação no país e depois rumar para o México, onde o mesmo swell chegaria dias depois. Na escala feita na Califórnia, Scooby e os amigos descobriram que a praia estaria fechada nos próximos dias para a gravação do remake do filme. Mesmo assim, resolveram arriscar. E não se arrependeram.
– Chegamos no Taiti às 5 da manhã e fomos direto para Teahupoo, pois já era o primeiro dia do swell. Chegamos, preparamos as pranchas, jet-ski e barco e fomos para o pico. Quando chegamos na onda já estavam filmando, uma equipe de filmagem que nunca vi igual na minha vida, câmera para tudo que era lado, helicóptero e tudo que tinha direito. Os dublês surfando rebocados pelos jets e os atores do filme no barco no canal. Avisaram que o pico estaria fechado só para os dublês – relembra Scooby.
Após alguns minutos de apreensão, a equipe de filmagem liberou o "set" para os surfistas brasileiros. Mas apenas na remada. Assim, Scooby e Bruno Santos tiveram que surfar os paredões de Teahupoo na remada.
– Depois de 30 minutos eles resolveram liberar para a remada, não perdemos tempo e fomos para a água. Claro que com mais dificuldade para surfar aquelas ondas na remada, mas arriscamos e o resultado foram dois dias de altas ondas, algumas vacas, mas nenhum ferimento grave – garante o surfista.
O remake de "Caçadores de Emoção" tem previsão de estreia para julho do ano que vem. O longa terá a participação de Édgar Ramírez como Bodhi, papel de Patrick Swayze, que fez Ghost em 1990 e faleceu em 2009, vítima de câncer.
– Foi muito maneiro poder acompanhar de perto. O filme foi lançado em 1991, eu tinha três anos na época, mas assisti quando tinha uns seis anos e marcou a minha infância. Ter visto de perto foi sensacional – finalizou Scooby.
A próxima aventura de Scooby e também de Carlos Burle será em Nazaré, a partir do dia 20 de outubro, quando desembarcam em Portugal em busca de mais um swell com ondas gigantes. No ano passado, o grupo esteve no país também com a surfista Maya Gabeira, que pegou a maior onda de sua vida, mas sofreu uma queda, precisou ser salva por Carlos Burle e quase perdeu a vida.
Globo Esporte