Economia

Começa o vazio sanitário para cultura do algodão em Mato Grosso

Começou nesta quarta-feira (1º) em Mato Grosso o período do vazio sanitário para a cultura do algodão. A restrição ao cultivo e a permanência de quaisquer plantas vivas no campo começa 15 dias mais tarde, atendendo ao pleito da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

No dia 12 de setembro uma portaria do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) publicada em Diário Oficial fixou o período do vazio entre 1º de outubro e 30 de novembro.O excesso de chuvas no início do cultivo e as baixas temperaturas ampliaram o ciclo da cultura na safra 2013/2014 e ocasionaram o prolongamento do ciclo vegetativo das plantas e, consequentemente, o retardo no processo de colheita.

No pedido feito ainda em agosto à Comissão de Defesa Vegetal do Estado (formada por representantes do setor produtivo e os órgãos de defesa sanitária vegetal), os produtores solicitaram um período de 30 dias de prorrogação para que concluíssem a destruição dos restos culturais do algodoeiro. No entanto, o intervalo foi limitado à metade.

A colheita da safra 2013/14 no estado foi concluída na última semana. Nesta edição os produtores destinaram à cultura uma área superior a 645 mil hectares, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26