Esportes

Laudo sobre qualidade de ‘obras da Copa’ custará R$ 2,7 milhões

A empresa LSE Engenharia foi contratada pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), por R$ 2,7 milhões, para realizar serviços de elaboração de laudos técnicos sobre a qualidade de ‘obras da Copa’ em Cuiabá e Várzea Grande. 

Num prazo de 90 dias, a empresa irá emitir pareceres de segurança e qualidade relacionados a treze obras, entre viadutos e trincheiras. O contrato, segundo a própria Secopa, será assinado nesta quarta-feira (1). 

A contratação emergencial de laudos técnicos foi determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e motivada pela interdição do Viaduto Jamil Boutros Nadaf – Viaduto da Sefaz. 

De acordo com o relator das contas anuais da Secopa, conselheiro Antonio Joaquim, o objetivo é esclarecer e dirimir as dúvidas sobre as obras em andamento.

Entre as obras a serem inspecionadas estão o Complexo Viário do Tijucal (formado por trincheira e viaduto), as trincheiras dos Trabalhadores/Jurumirim, do Verdão, a Ciríaco Cândia, a do Zero KM, os viadutos do Despraiado, da Dom Orlando Chaves, do Aeroporto, da Sefaz, da UFMT, da MT-040 e a Ponte Júlio Muller. 

A Secopa entregou ao TCE, cópias do termo de referência para a contratação da empresa. Segundo consta no documento serão realizados os seguintes serviços:

avaliação estrutural das pontes, viadutos e trincheiras, realização de ensaios de esclerometria, determinação de características de resistência e rigidez do concreto, levantamento topográfico, realização de ensaios de sondagens, mobilização para os ensaios dinâmicos, instrumentação do veículo padrão (com capacidade de 45 toneladas), monitoramento das respostas das obras em relação às ações do vento, temperatura e vibrações induzidas por veículos, calibração do modelo numérico com os resultados experimentais, identificação do comportamento estrutural para os diferentes estados de solicitação das estruturas e diagnóstico das obras, com as recomendações para a manutenção.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos