Economia

Ford apresenta o novo conjunto Motriz do F-4000

A Ford Caminhões apresenta os avanços tecnológicos do novo caminhão leve F-4000 durante o Congresso e Mostra Internacional SAE BRASIL, em São Paulo. No evento voltado para a tecnologia da mobilidade, a engenharia especializada em caminhões da Ford mostrará o novo motorEuro 5 de 2.8 litros e quatro cilindros, a nova transmissão de cincovelocidades e o novo eixo traseiro que formam um eficiente conjunto no segmento de veículos comerciais.

Além da mostra tecnológica, o evento é composto por 22 painéis temáticos, com apresentações e debates sobre tecnologia da mobilidade. Executivos da Ford estarão presentes em alguns deles. Natan Vieira, vice-presidente de Marketing da Ford participará do painel "A Contribuição do Avanço Tecnológico e da Utilização de Novos Materiais para os Meios de Transporte Modernos".
 
O Congresso SAE BRASIL conta com a participação anual de montadoras e sistemistas que mostram as principais inovações do setor. Reúne uma média de 12 mil visitantes em cada edição.
 
Novo Euro 5

O novo motor 2.8 Euro 5 tem uma configuração compacta, além deexcelente relação peso-potência e monitoramento eletrônico. "Essas características técnicas fazem com que tenha um desempenho superior em potência e economia", explica Pedro Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões. 
 
O motor conta com sistema de pós-tratamento de gases SCR, que emite menos poluentes, e também é preparado para receber biodiesel B20.Ele desenvolve 150 cv (@ 3.200 rpm) e torque de 360 Nm (@ 1.500/2.900 rpm). Entre suas características de funcionamento vale destacar o aumento rápido de rotação que proporciona melhor desempenho em médias e altas rotações e um consumo cerca de 6% menor que a motorização Euro 3.

Transmissão

Para potencializar sua eficiência, o novo F-4000 é equipado com transmissão Eaton de cinco velocidades. "A nova transmissão favorece o desempenho, o conforto ao dirigir e a economia de combustível do F-4000", comenta Pedro Aquino.

Desenvolvida para aplicações comerciais, essa transmissão é extremamente robusta e também equipa os modelos Cargo 816 e Cargo 1119. Ela tem uma relação de marchas que otimiza a força do motor em diferentes condições de rodagem, tanto em uso urbano como rural, e aumenta em mais de 11% o torque nas rodas.
 
Nova linha

O recém-lançado F-4000 pertence à Série F, que conta também com o caminhão semileve F-350. Os novos modelos se destacam pela robustez e versatilidade tanto para uso urbano como rural, unindo potência e capacidade de carga superior com o conforto de uma picape. A Série F é uma das linhas de caminhões mais tradicionais do País, com mais de cinco décadas de existência. Durante sua trajetória, o F-4000 foi o caminhão leve mais vendido da história do mercado nacional, com mais de 170.000 unidades comercializadas.
 
Da Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26