Política

TSE mantem indeferimento do registro de candidatura de Muvuca

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, em sessão na noite desta terça-feira (23), o indeferimento do registro de candidatura de José Marcondes Muvuca (PHS). O relator, ministro Henrique Neves se posicionou contrário ao recurso interposto pelo candidato e teve o voto acompanhado pelos demais ministros. 

Num primeiro momento, o candidato do PHS teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em razão da não prestação de suas contas de campanha em 2010 e 2012, eleições que ele concorreu para os cargos de deputado federal e vereador, respectivamente. 

O candidato chegou a alegar, em sua defesa, que tais contas foram apresentadas em momento posterior. 

Muvuca então recorreu ao TSE, que em decisão monocromática indeferiu seu registro de candidatura. O candidato ainda ingressou com agravo de instrumento, mas o Pleno apenas confirmou o indeferimento. 

No entendimento do ministro Henrique Neves, “a apresentação das contas de campanha após o trânsito em julgado da decisão que as julgou não prestadas não afasta a ausência da condição de elegibilidade referente à quitação eleitoral, pois a apresentação somente será considerada no final da legislatura, para a regularização do cadastro eleitoral”, explicou o ministro.

Outro Lado – Procurado pela reportagem, o candidato disse que seus advogados já esperavam essa decisão. "Desta forma, eles se anteciparam e na manhã de hoje, já protocolamos recurso no Supremo Tribunal Federal (STF)", alegou Muvuca. 

Ainda segundo o humanista, a partir do momento que o recurso foi protocolado no STF, ele automaticamente está liberado para dar continuidade a sua campanha eleitoral, bem como apto a participar de debates. "É óbvio que a turma do Taques (Pedro Taques) já estava hoje de madrugada la no TRE, na tentativa de retirar meu programa do ar, mas meus advogados já estavam com recurso pronto e esse recurso nos garante na disputa até o final", completou o candidato. 

Atualizada 8h47

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões