Variedades

Theatro Municipal homenageia o grande bailarino Aldo Lotufa

A Fundação Teatro Municipal lamenta profundamente o falecimento do bailarino Aldo Lotufo, em 17 de setembro de 2014, aos 89 anos, e presta uma homenagem a este mestre. 

Lotufo foi um dos orgulhos do Theatro Municipal por atuações antológicas como a da bem-sucedida montagem do ballet O Lago dos Cisnes, em 1959, ao lado da bailarina Bertha Rosanova, na bem-sucedida montagem do ballet O Lago dos Cisnes, em 1959, como intérpretes dos personagens centrais Odette / Odile e Príncipe Siegfried.
 
“O cenário do ballet clássico brasileiro fica mais pobre, a partir de hoje, com o falecimento desta referência para várias gerações de bailarinos”, afirma a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Carla Camurati.
 
Aldo Lotufo (16/01/1925 – 17/09/2014)
 
Natural de Cuiabá, estado do Mato Grosso, Aldo Latufo era filho de Francisco Lotufo, imigrante italiano, e de Elvira, de origem espanhola, e nasceu em 16 de janeiro de 1925. O interesse pela arte foi despertado em Aldo Lotufo aos 12 anos de idade, quando assistiu a um espetáculo de final de ano de uma escola, no cinema de Cuiabá, no qual uma de suas irmãs dançava um minueto.
 
Aos 19 anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, a fim de frequentar o curso preparatório para a carreira de arquitetura. Em 1945, ingressou na Faculdade Nacional de Arquitetura. Com suas novas amizades no Rio de Janeiro, adquiriu o hábito de frequentar espetáculos no Theatro Municipal, e, na temporada de 1946:

“Eu vi naquele teatro deslumbrante um balé também deslumbrante, que me impressionou muito. Depois do espetáculo fiquei até altas horas da noite andando pela rua, conversando com im amigo, pois não conseguia voltar para casa…”, declarou Aldo Lotufo.
 
Em 1947, aos 22 anos, Aldo iniciou o curso no Ballet da Juventude, tendo como professor Carlos Leite e Maryla Gremo. Em 30 de agosto de 1948 surgiu a primeira oportunidade de Aldo Lotufo se apresentar em público, atuando em Rei-Sol, balé em homenagem a Luís XIV, com coreografia de Vaslav Veltchek.   Permaneceu no Ballet da Juventude até novembro de 1949, ano em que se formou em arquitetura.
 
No início de 1950, Aldo Lotufo passou a fazer parte do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, iniciando sua atuação naquele mesmo ano, dia 12 de abril, no bailado Noite de Walpurgis, do último ato da ópera Fausto, durante a Temporada Lírica Nacional do Theatro Municipal.
 
De 1950 a 1980, a atuação de Aldo Lotufo foi sempre marcante como bailarino nas diversas temporadas do Theatro Municipal. Aldo Lotufo também se destacou como professor.
 
Da Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Variedades

BBB: Yuri pede Natália em namoro

  Yuri vai direto ao assunto: "Você quer namorar comigo?". A sister espantada questiona: "Sério?". O veterano continua: "Te perguntei!
Variedades

Tristeza faz Zeca Pagodinho cancelar a festa de seus 54 anos

  Em entrevista ao jornal O Dia, Zeca deixou de lado a faceta de boêmio e brincalhão, e mostrou-se um