Muraro disse ao público presente ao evento que existe uma nova formatação no mercado de grãos, que exige uma análise mais técnica. Ele lembrou que esse novo cenário foi visto no mercado global de grãos dos últimos oito anos, em que uma crescente produção de soja e milho no mundo, em determinado momentos, elevou junto os recordes de preço.
Sobre a lei de oferta e procura o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Mauricio Saito, garantiu que o mercado é de fato mais complexo. "Tanto os americanos, quanto nós brasileiros nunca plantamos tantos grãos. Mesmo que modesto, houve aumento da área cultivada em cima das pastagens degradadas, e ainda assim presenciamos valores positivos", pontuou Saito, durante o evento.
Durante a palestra, Muraro também alertou sobre as movimentações da Bolsa de Chicago no último trimestre do ano, período em que aconselhou a comercialização da soja. "Para aqueles que ainda estão com estoque, recomendo que aguarde o quarto trimestre do ano, quando haverá mudanças nos fundos da bolsa que deixará o mercado financeiro mais favorável", indicou.
G1