Economia

Leves e semileves: o esperado retorno da F4000

 
Destinados aos segmentos de veículos comerciais semileves e leves, esses caminhões fazem parte da Nova Série F, linha que retorna ao mercado como resultado de um projeto que absorveu investimentos de US$ 70 milhões. 
 
Para a produção da nova linha, a fábrica da Ford Caminhões no ABC recebeu investimentos de US$ 70 milhões. Eles incluíram a compra de equipamentos e novas ferramentas de estamparia, além de dispositivos da linha de montagem. Também foram contratados 200 novos empregados.
 
A nova Série F é formada por três modelos: o semileve F-350 e os leves F-4000 e F-4000 4×4. Suas novidades incluem o motor Euro 5 Cummins 2.8 com potência de 150 cv e até 6% mais econômico, transmissão de cinco marchas da Eaton e aprimoramentos de engenharia. E melhor: atende totalmente à legislação ambiental.
 
As principais diferenças entre o F-350 e o F-4000 estão na capacidade de carga e no sistema de rodas traseiras. O primeiro tem o chamado rodado simples, com duas rodas traseiras, enquanto o F-4000 tem rodado duplo, ou seja, quatro rodas traseiras.
 
O modelo F-4000 apresenta duas versões, com tração 4×2 e 4×4. Esta última é a única do segmento a oferecer essa característica técnica para uso em operações fora de estrada.
 
"O lançamento da Nova Série F para o mercado de transporte de carga de PBT de 4,5 t e 6,8 t reforça a nossa condição de liderança entre os caminhões de estrada. A marca já é líder no segmento de caminhões leves, com os modelos Cargo 816 e Cargo 1119, respectivamente para transporte de até 8 t e 11 t. É a mais completa linha do segmento", diz Guy Rodriguez, diretor da Ford Caminhões para a América do Sul.
 
O preço do F-350 é de R$ 101.290, enquanto o F-4000 sai por R$ 117.290 e o F-4000 4×4 custa R$ 133.290. Os modelos são habilitados ao financiamento pelo Finame e também contam com a opção de um grupo especial do Consórcio Nacional Ford para aquisição em até 100 meses.
 
Os novos modelos se destacam pela robustez e versatilidade tanto para uso urbano como rural, unindo potência e capacidade de carga superior com o conforto de uma picape. O novo conjunto de motor e transmissão aprimora a dirigibilidade e também reduz o ruído e a vibração na cabine. Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e ar-condicionado são equipamentos de série.
 
O projeto da Nova Série F foi liderado pela engenharia da Ford Brasil e envolveu mais de 700.000 km de testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, o único do gênero no Brasil equipado para o desenvolvimento de caminhões.
 
Versatilidade de aplicações
 
O F-350 tem peso bruto total de 4.500 kg e capacidade de carga útil de 2.128 kg. É ideal para transporte de hortifrútis, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial.
 
Tradição e garantia
 
Com a Nova Série F, a Ford Caminhões passa a oferecer caminhões em todos os segmentos do mercado: semileves, leves, médios, pesados e extrapesados. Os novos caminhões dão sequência a uma história de sucesso de mais de cinco décadas, com forte tradição de robustez, durabilidade e confiança entre os frotistas e transportadores autônomos de todo o País.
 
A Nova Série F conta com garantia de 12 meses para os veículos e 24 meses para motor, câmbio e diferencial, sem limite de quilometragem.
 

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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