A assessora de imprensa de Humberto, Angelica Capelete, conversou com o EGO e contou detalhes da história: "O Humberto ficou com o Sorocaba por dois anos e gravaram dois CDs e DVDs como 'Fernando & Sorocaba'. O Sorocaba registrou tudo no nome dele, dispensou o Humberto, contratou o Fernando atual e nunca reconheceu o Humberto como o precursor da marca.
Apesar de Humberto ter ganho a causa na Justiça, Sorocaba, que faltou à audiência, tem o direito de recorrer. "Na audiência, foi deferido que o Humberto criou a marca junto com o Sorocaba e a partir de agora vai haver outro processo sobre valores e tudo o que foi ganho com a marca e não foi repassado. O Fernando tem direito ao nome 'Fernando e Sorocaba'. Ele foi enganado. Tem apenas a 4ª série primária e não entendia muito de negócios. Graças aos advogados conseguimos ir até a Justiça", diz a assessoria.
Após duas audiências, o juiz Carlos Alberto Canezin decidiu que Sorocaba, que na verdade se chama Fernando Fakri e usa esse nome em homenagem à cidade onde foi criado, terá que restituir Humberto sobre o período em que utilizou a marca, estimada em R$ 70 milhões de reais. O processo também foi encaminhado ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para avaliar tudo o que foi arrecadado com as músicas e marcas.
Feliz com a decisão, Humberto comemorou: "Me sinto feliz e com a consciência tranquila, pois sei que a justiça está sendo feita, pois há anos esperava que algo acontecesse em minha vida. Vivia triste e fadigado ao ouvir e ver minha história sendo contada e vivida por outra pessoa, história esta que começou lá atrás, no ano de 2005, quando eu e Sorocaba formamos a dupla "Fernando e Sorocaba", e em pouco tempo conseguimos fazer sucesso. Fiquei muito triste e magoado quando me tiraram do meu projeto, tentaram acabar com meu sonho. A partir de agora desejo que a dupla continue fazendo bastante sucesso, de forma alguma quero parar o trabalho da dupla. Claro que estou feliz, porque agora tenho em meu favor esta sentença que me dá o direito de também usufruir do lucro que a dupla fernando e sorocaba alfere, pois hoje sou dono da marca".
Sorocaba é atualmente um dos maiores nomes no meio sertanejo, além de cantor ele é empresário de cantores como Luan Santanna e Lucas Lucco. Ainda cabe recurso sobre a decisão.
Procurada, a assessoria de Sorocaba enviou um comunicado oficial dizendo que ainda não tomou conhecimento do conteúdo da sentença, por ainda não ter sido publicada no "Diário Oficial" . "Se confirmada a procedência da ação, informamos que serão tomadas todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos dos representantes do projeto Fernando e Sorocaba. Reafirmamos nossa convicção de que a ação proposta é inadequada e improcedente, bem como de que conseguiremos demonstrar que o Sorocaba é o verdadeiro e único criador da marca “Fernando & Sorocaba”
Ego