Para tentar reduzir os efeitos maléficos que eles causam, a Prefeitura de Cuiabá iniciou nas escolas uma campanha de orientação, esclarecimento e prevenção às queimadas urbanas. A campanha é coordenada pela Defesa Civil Municipal e será levada a todas as escolas públicas ou privadas que se interessarem pela questão.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Oscar Amélito, mostrar às crianças da rede escolar os riscos e as consequências maléficas das queimadas é também uma forma de prevenção, já que elas levam para os pais as orientações que receberam na escola.
“Além disso, começa a se criar nas crianças uma consciência dos prejuízos que as queimadas trazem, sejam eles materiais, ou para a saúde das pessoas”, afirmou Oscar Amélito.
A primeira ação nesse sentido aconteceu nesta quarta-feira (20), nos períodos matutino e vespertino, na Escola Municipal de Ensino Básico Zeferino Leite de Oliveira, localizada no bairro Pedra 90. A ação divide-se em duas partes.
Na primeira, é mostrado aos estudantes um vídeo e feita uma palestra sobre os problemas causados pelas queimadas e a punição que podem sofrer os responsáveis por elas.
Depois disso, a Brigada de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas apresenta equipamentos e faz exercícios práticos de contenção de incêndios. Nela, os brigadistas explicam às crianças que elas não devem apagar o fogo, mas pedir a um adulto que chame os órgãos de combate às queimadas para extingui-lo, ou denunciar os responsáveis.
As palestras e demonstrações nas escolas serão feitas por agendamento. Elas duram cerca de uma hora e podem se repetir várias vezes ao dia na escola, dependendo do espaço físico e da quantidade de alunos. A previsão é que as orientações se estendam até o final do período de estiagem, ou de acordo com o interesse das escolas.
Neste primeiro momento, a Defesa Civil Municipal está fazendo contato com escolas, apresentando a campanha. Posteriormente serão feitas nas escolas interessadas. Os telefones para as escolas que se interessarem são: (65) 3616-0633, ou (65) 9307-4567.
Assessoria