Economia

Cuiabá e VG têm maior índice de furto de energia

De acordo com o gerente de Combate à Perda da empresa, Marcelo Onoe, nos bairros Jardim Shangri-lá e Jardim Califórnia, por exemplo, foram vistoriadas mil unidades e constatadas irregularidades em 40% delas.

“Hoje nós contamos com 150 equipes trabalhando nas fiscalizações em Mato Grosso. Destas, 60% se concentra em Cuiabá e Várzea Grande. Os trabalhos ocorrem em bairros de classe alta à periferia, incluindo comércios”.

Onoe explica que, quando a empresa constata a irregularidade, o consumidor é obrigado a pagar pelo tempo de uso indevido da energia. “Em outros casos mais graves, acionamos a Polícia Civil para seja feito um flagrante. O relógio é recolhido para análise”.

Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá, Roberto Amorim destaca a existência de um trabalho em conjunto com a concessionária. “Depois da perícia, constatado a irregularidade, a pena é aplicada ao consumidor da unidade”.

Ao constatar a fraude, a Cemat substitui o medidor danificado por um novo. Diante do laudo, faz a cobrança retroativa. Além de Cuiabá e Várzea Grande, a empresa afirma existir um índice alto de irregularidades também no interior. Um “arrastão” em Jaciara (144 km ao sul da Capital) resultou na fiscalização de 183 residências e 102 tinham ligações clandestinas encontradas. A cidade se destaca pela forte atividade turística.

RISCOS – A empresa alerta a população não somente sobre o crime de furto, mas também dos riscos e perigos que uma pessoa não habilitada corre ao lidar com os fios elétricos da rede, podendo causar choques que levam a curtos-circuitos, queima de aparelhos eletrodomésticos, interrupção no abastecimento em toda a região e até mesmo morte.

Outro ponto destacado pelo gerente é que os prejuízos causados pelas ligações clandestinas acabam sendo, de alguma forma, transferidos para aqueles que pagam as contas regularmente. “Com a ajuda da população a Cemat pode melhorar a qualidade do fornecimento no Estado. Se alguém tem conhecimento de alguma ligação clandestina ou esteja em situação irregular, que registre uma denúncia e solicite uma fiscalização”.

Fonte: Gazeta Digital

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26