Cidades

Médicos dão orientações para evitar doenças com as mudanças do tempo

 
Segundo a otorrinolaringologista Francine Pádua e o pediatra Moises Chencinski, no tempo seco é importante usar soro fisiológico para umedecer as vias aéreas, lágrima artificial para os olhos e hidratante para a pele, vestir roupas que aquecem bem o corpo e ter sempre uma echarpe mais fina na bolsa ou mochila, usar umidificador, bacia com água ou toalha molhada no ambiente, manter as vacinas em dia e, se necessário, fazer inalação com soro fisiológico.
 
De acordo com Chencinski, quem respira mal pelo nariz respira mal pelo pulmão, pois a mucosa é a mesma. Por isso, pessoas que sofrem de rinite alérgica têm mais propensão a ficar gripadas ou resfriadas  no frio, pois têm número maior de receptores nas mucosas das vias respiratórias, onde os vírus e as bactérias grudam. Além disso, indivíduos alérgicos devem tomar cuidado para não usar casacos guardados com pó e mofo.Ao todo, segundo os médicos, 95% das sinusites agudas são precedidas por gripe ou resfriado, e até 5% das gripes ou resfriados podem evoluir para uma sinusite aguda. Para os médicos, é considerado normal um adulto ter de 3 a 4 resfriados por ano. Já em crianças, é considerado normal ter entre 6 e 10  resfriados por ano.
 
Algumas dicas dos especialistas nesta época são: tome bastante água e alimente-se bem, para fortalecer a imunidade (no caso dos bebês, a amamentação ajuda muito a prevenir doenças); evite ficar muito em lugares fechados e com aglomeração de pessoas; quando der banho em uma criança, deixe a porta do banheiro fechada para manter o calor, inclusive ao vesti-la; e redobre os cuidados com os idosos também, pois o sistema imunológico deles é mais frágil que o dos adultos.
 
No estúdio, os médicos também explicaram por que os pelos ficam arrepiados e por que o nosso corpo treme de frio. No primeiro caso, o sistema termorregulador, que fica no hipotálamo (região cerebral), manda uma mensagem para o músculo eretor do pelo, que é bem pequeno e fica no início do folículo, deixando-o ereto imediatamente. Esse é um mecanismo involuntário. Os pelos arrepiados formam um tipo de camada de ar que impede a perda de calor, mantendo a temperatura do corpo entre 35,5° C e 37° C. No caso dos tremores, o mecanismo é o mesmo. O sistema termorregulador, responsável por regular a temperatura, manda sinais para os músculos, que tremem para produzir energia e manter o corpo quente.
 
G1/BEM ESTAR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.