Política

Dilma visita ferrovia e diz que portos secos vão ‘desburocratizar’ o Brasil

 
O objetivo dos portos secos é desburocratizar o Brasil e vão desburocratizar, porque, por exemplo, tendo aqui a Receita Federal, a carga alfandegária estará aqui. Isso [o porto seco de Anápolis] é essencial e hoje tem uma imensa importância, ainda mais quando estiver operando plenamente, disse a presidente.
 
Durante a visita, Dilma percorreu por uma hora e meia trecho de quatro quilômetros em uma locomotiva e aproveitou para gravar vídeos e tirar fotos que serão utilizados na campanha eleitoral. Os custos da viagem, na chamada agenda casada, em que Dilma tem compromissos oficiais e de campanha, foram pagos pelo PT, segundo informou o comitê de imprensa.Após a inspeção no trecho da ferrovia, Dilma falou com jornalistas durante 25 minutos sobre as obras. Depois, ela disse que iria responder duas perguntas. A primeira pergunta foi sobre o edital de licitação para ferrovias. Quando ia responder a segunda pergunta, sobre a situação financeira da Celg [Companhia Energética de Goiás] a voz da presidente começou a falhar. Dilma tentou continuar, mas, como o incômodo na garganta persistiu, ela encerrou a entrevista.
 
A assessoria de imprensa da Presidência disse que Dilma não está doente e que o cansaço na voz tem a ver com o ritmo intenso da campanha e das atividades oficiais da presidente.A jornalistas, Dilma defendeu o porto seco de Anápolis como uma das obras de logística mais importantes do Brasil, pois servirá como modelo de integração entre caminhões e trens no escoamento da produção local de minérios e grãos. Além disso, será usado como base para que mercadorias produzidas na região sejam exportadas quando a Norte-Sul estiver em pleno funcionamento a ferrovia ligará o interior do Brasil aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA).Aqui estamos num dos pontos de integração entre os modais e que servirá como espécie de centro logístico, acrescentou.
 
Norte-Sul
A ferrovia foi planejada ainda no governo do ex-presidente José Sarney. A construção do trajeto inicial, entre o Maranhão e Goiás, durou 27 anos. O projeto da ferrovia prevê, ao todo, 4.576 quilômetros de trilhos, cortando nove estados, do Maranhão a São Paulo.O Trecho Sul II da ferrovia, entre Ouro Verde (GO) e Estrela d’Oeste (SP), ainda em construção, tem 681 quilômetros de extensão e a previsão é que sejam investidos R$ 2,7 bilhões também por meio do PAC  o trecho, segundo o governo, está 62% concluído.
 
G1

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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