O coordenador geral do Instituto Ciranda, Jorge Moura, fala sobre as peças que serão apresentadas na festa do Circuito. “Nós faremos o repertório da ‘Série Pantanal’ que é considerado de ótima qualidade e traz várias músicas já conhecidas pelo público, como tango, MPB, além de realizar tributos Dominguinhos e tocar temas de filmes. Com isso, buscamos desmitificar a música erudita”, diz Moura.
Além disso, o coordenador ressalta também a importância do jornal colaborar na divulgação do trabalho da orquestra. “O Circuito se dedica muito em divulgar a cultura do Estado e para a Orquestra é muito bom, pois dependemos de patrocinadores e doações, então quanto mais conseguimos destaque na mídia, maior é o nosso prestigio”, ressalta.
E quem vier prestigiar essa grande apresentação ficará encantado com a diversidade de instrumentos que ajudam a compor o grupo. Isso porque, com cerca de mil alunos o Instituto oferece aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo (cordas), flauta transversal, clarinete, saxofone, tuba, oboé, fagote, trompete, trombone, trompa (sopro), tímpano, bumbo sinfônico, marimba, xilofone, vibrafone, glockenspiel, pratos e gongo (percussão).
"Começamos com cerca de 30 alunos, com poucas aulas, e um caráter mais ocupacional, mas hoje atendemos mais de mil alunos , inclusive em outras cidades do estado, e temos um foco profissionalizante. Nossos alunos, ao se formarem, estão preparados para entrar em cursos superiores de música ou atuarem em orquestras", lembra Moura.
Hoje o instituto contabiliza 11 anos de fundação oferecendo a crianças, jovens e adultos, aulas semanais de mais de 20 instrumentos de orquestra e promove apresentações musicais regulares na capital mato-grossense e em outras cidades do estado.
Para 2015, o Instituto Ciranda terá como sede um dos casarões mais tradicionais de Cuiabá, a Casa de Bembem, tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional. Cedida pelo governo do estado, a casa – construída em 1850 – será reformada com recursos do PAC Cidades Históricas. E no seu novo repertório trará a 5º sinfonia de Beethoven, que é considerada uma das mais complexas da história da música.
Endereço – A sede do jornal Circuito Mato Grosso está localizada na Avenida Miguel Sutil, 4001, Jardim Guanabara, ao lado do Supermercado Comper. Informações adicionais e confirmação de presença pelo telefone 3023-5151.