DESTAQUE 2 Economia

Confiança do empresariado cuiabano tem queda mensal, mas cenário é mais promissor ante 2025

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá recuou 2,3% em agosto, na comparação com julho, mas permaneceu acima da zona de satisfação, aos 103 pontos. Apesar da queda, o indicador apresentou melhora de 6,6% em relação a agosto de 2025, quando havia registrado 94,1 pontos. O levantamento é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A retração mensal ocorreu em todos os subíndices analisados, com destaque para o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio, que caiu 3,7%. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio recuou 2,7%, enquanto o Índice de Investimento do Empresário do Comércio apresentou queda de 0,7% em relação a julho.

A percepção negativa dos empresários sobre a economia brasileira e o setor continua influenciando o resultado. Segundo a pesquisa, 73,4% dos comerciantes avaliam que as condições atuais da economia pioraram, enquanto 65,5% têm a mesma percepção sobre o setor. Em contrapartida, 65,2% consideram que as condições de suas próprias empresas melhoraram, embora o indicador tenha recuado de 120 para 117,6 pontos.

Apesar do cenário de cautela, as expectativas para os próximos meses permanecem positivas. A intenção de contratar funcionários avançou, com 62,5% dos empresários afirmando que pretendem ampliar, ao menos um pouco, o quadro de colaboradores, ante 57,3% em julho. O indicador de expectativa de contratação chegou a 122,5 pontos em agosto.

Para o presidente da Fecomércio-MT, Sebastião Gonçalves, o resultado demonstra um cenário de “otimismo moderado” entre os comerciantes da capital. “O contraste entre expectativas ainda elevadas e investimentos abaixo da linha de confiança revela uma postura empresarial de otimismo moderado”, afirmou. O nível de investimento das empresas, contudo, caiu de 101,8 para 96,1 pontos, ficando novamente abaixo da linha de confiança.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26