DESTAQUE 1 Política

Governo de MT: Quaest aponta Fagundes na liderança, mas mostra empate técnico com Pivetta

A primeira pesquisa da Quaest contratada pela TV Centro América aponta o senador Wellington Fagundes (PL) na liderança da disputa pelo Governo de Mato Grosso, com 27% das intenções de voto, contra 23% do governador e candidato à reeleição Otaviano Pivetta (Republicanos). Os dois estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento, divulgado nesta terça-feira (25), mostra ainda a médica Natasha Slhessarenko (PSD) com 8% das intenções de voto. Sargento Laudicério (Agir) e Rafael Millas (Missão) aparecem com 2% cada, enquanto Maurício Coelho (Mobiliza) registra 1%. Outros 29% afirmaram que votarão em branco, nulo ou que não pretendem votar, e 8% ainda estão indecisos.

A pesquisa também testou cenários de segundo turno e aponta vantagem de Wellington sobre os principais adversários. No confronto direto com Pivetta, o senador aparece com 38% das intenções de voto, contra 29% do governador, diferença de nove pontos percentuais. Contra Natasha, Fagundes amplia a vantagem e chega a 45%, enquanto a candidata do PSD registra 20%.

Apesar da liderança numérica no primeiro turno e das vantagens nos cenários de segundo turno, a pesquisa mostra que a eleição ainda apresenta espaço significativo para mudanças. Segundo o levantamento, 52% dos eleitores afirmam que a escolha do candidato é definitiva, enquanto 47% admitem que ainda podem mudar de voto até o dia da eleição, marcada para 4 de outubro.

Na pesquisa espontânea, realizada sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Pivetta aparece com 9% e Wellington com 6%. Natasha Slhessarenko, Rafael Millas, Sargento Laudicério e Maurício Coelho registraram 1% cada. O cenário também evidencia o alto grau de indefinição: 78% dos entrevistados não souberam ou não quiseram indicar um candidato, enquanto 4% disseram votar branco, nulo ou não votar.

Wellington também aparece à frente no índice de rejeição, com 32% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Pivetta vem na sequência, com 24%, oito pontos percentuais abaixo do senador. Natasha registra 11% de rejeição, enquanto Sargento Laudicério e Rafael Millas têm 6% cada, e Maurício Coelho, 5%.

A pesquisa Quaest ouviu 804 eleitores de Mato Grosso com 16 anos ou mais entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MT-04846/2026 e BR-00817/2026. Em nota, Wellington afirmou que recebe o resultado com responsabilidade e humildade e classificou a pesquisa como um “retrato do momento”, destacando que a eleição ainda está começando.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões