O deputado estadual Dr. João (MDB) oficializou sua saída do grupo político do senador Wellington Fagundes (PL) e declarou apoio à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos). A mudança de rumo político foi anunciada nesta quinta-feira (20), durante o lançamento da candidatura do parlamentar à reeleição em Tangará da Serra.
O evento contou com a participação de Gisela Simona (União Brasil), candidata a vice-governadora na chapa de Pivetta. Ela destacou que o avanço das alianças em torno do atual chefe do Executivo estadual reflete o reconhecimento da gestão e a estabilidade do projeto político.
Dissidências na base de Wellington Fagundes
A decisão de Dr. João — que cumpre seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e ocupa a primeira-secretaria da Casa — coroa um período de críticas públicas do parlamentar à coesão da antiga base aliada. Em julho, o deputado já havia apontado que o avanço de prefeitos do PL em direção ao palanque de Pivetta enfraquecia a articulação de Fagundes.
O cenário reflete uma série de reconfigurações no tabuleiro político mato-grossense:
- Fuga de aliados no PL: Nomes importantes do partido de Wellington Fagundes, como os prefeitos Cláudio Ferreira (Rondonópolis), Edilson Piaia (Campo Novo do Parecis) e Sérgio Machnic (Primavera do Leste), já declararam voto em Pivetta.
- Apoio maciço de prefeitos: Recentemente, 133 dos 142 prefeitos de Mato Grosso assinaram uma carta aberta de apoio à reeleição do atual governador, unindo gestores de diversas legendas, incluindo União Brasil, Podemos, PL e MDB.
Com forte reduto eleitoral em Tangará da Serra — onde foi reeleito em 2022 com 24.957 votos —, Dr. João reforça a musculatura da campanha de Pivetta, enquanto o senador Wellington Fagundes tenta reorganizar suas bases diante das sucessivas baixas partidárias.


