DESTAQUE 2 Política

Projeto que reforça transparência das emendas parlamentares avança na Assembleia

O projeto de lei que aumenta a transparência, a rastreabilidade e o controle das emendas parlamentares em Mato Grosso foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa realizada nesta quarta-feira (3). De autoria da Mesa Diretora, o Projeto de Resolução 748/2026 altera dispositivos do Regimento Interno da Casa para adequar o processo legislativo orçamentário às diretrizes federais de governança e fiscalização dos recursos públicos.

A proposta modifica o Anexo I da Resolução 677/2006 e estabelece mecanismos mais rigorosos de acompanhamento e controle das emendas parlamentares, ampliando a transparência na destinação e execução dos recursos. O texto busca atender aos critérios de admissibilidade e rastreabilidade exigidos para garantir maior segurança e publicidade na aplicação do dinheiro público.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, afirmou que a medida reforça o compromisso do Parlamento com a transparência e a correta utilização dos recursos destinados aos municípios. Segundo ele, as emendas parlamentares são instrumentos importantes para viabilizar obras e investimentos, especialmente nas cidades mais distantes do estado, e devem estar acompanhadas de mecanismos que assegurem controle e prestação de contas.

O deputado Júlio Campos destacou que a iniciativa também adequa a legislação estadual às exigências de transparência estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a execução das emendas parlamentares. Para o parlamentar, as mudanças permitirão que a sociedade acompanhe de forma mais clara a destinação dos recursos, fortalecendo a participação do Legislativo na construção do orçamento estadual.

A proposta ainda passará por segunda votação em plenário, prevista para a próxima sessão ordinária, marcada para 10 de junho. Durante a discussão do projeto, o deputado Carlos Avallone afirmou que a expectativa é de avanço na execução das emendas parlamentares nos próximos dias, especialmente na área da saúde, que concentra mais da metade dos recursos indicados pelos deputados neste ano.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões