Economia

Produtores de MT já negociaram 80% dos adubos para safra 2014/15

 
Quem está comprando adubo neste período do ano deve gastar quase a mesma quantia que no ano anterior. De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) a despesa do produtor com fertilizantes deve chegar a R$ 627,94 por hectare na safra 2014/15, contra R$ 628,09 na 2013/14.Na fazenda de Ricardo Weissheimer, no município de Jaciara, a 148 quilômetros de Cuiabá, o milho já está no ponto para ser colhido.
 
A colheita deve durar 30 dias e neste período a atenção do agricultor é dividida entre os trabalhos no campo e os preparativos para a próxima safra de soja. A antecipação garante economia na hora da compra dos fertilizantes. “Entrou o dinheiro da soja neste mês e fui comprar o adubo. O dólar também está baixo, então a conversão soja por adubo está boa”, afirma.
 
Clébio Pablo de Sousa é gerente de uma revenda de insumos em Campo Verde, no interior do estado, e explica que o produtor que conseguiu se antecipar teve um melhor resultado para o bolso. “O casamento entre o preço da soja, do adubo e do dólar favoreceu com que as negociações acontecessem de forma antecipada este ano, com um pico entre os meses de janeiro e fevereiro”.
 
Ainda assim, a redução do custo de produção não é o único motivo para a compra feita muito antes do começo da safra. Os produtores de Mato Grosso costumam antecipar as negociações também para diminuir o risco de atraso na entrega dos insumos. Este é o caso de Carlos Schneider, que comprou em janeiro todo adubo que irá utilizar na lavoura de soja em sua propriedade. “Nós não podemos correr o risco de deixar tudo para última hora, porque o plantio não espera para acontecer”, explica.
 
Para a Cooperativa Agroindustrial do Centro Oeste do Brasil (Coabra), a expectativa é que daqui para frente os adubos fiquem cada vez mais caros. “A preocupação agora vai ser principalmente a questão do abastecimento, associada à época ideal de entrega do fertilizante e à janela ideal de plantio. Além disso, existe a expectativa do aumento do preço do frete. Devemos ter muita atenção com estes três pontos daqui para frente”, diz o assessor de comercialização da cooperativa, Celso Fajardo.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26