Nos anos anteriores as festas do Circuito Mato Grosso foram muito legais também. É irreverente, simples e tocante.
Para comemorar a EDIÇÃO NUMERO 500 DO CIRCUITO MATO GROSSO, Flavia Salem e Persio Briante convidaram o Instituto Ciranda para esta confraternização, com entrada franca.
Como a data é importante, a atração não poderia ser menor. Um Instituto como este, com programas de responsabilidade social, transformando vidas e ampliando pelo interior de Mato Grosso, é sem dúvida merecedor de sua atenção.
Estive em alguns ensaios, os alunos destacam-se e enobrecem as obras a que se dedicam, alguns há mais tempo, outros de umas temporadas para cá, todos com afinco. Recentemente a Orquestra Jovem do Instituto Ciranda participou do I Festival Nova Mutum de Música Orquestral (FNMO) na ExpoMutum 2014.
Para esta entusiasmada comemoração no Jardim do Jornal, o maestro Murilo Alves , Presidente do Instituto Ciranda, montou um repertório pra cima, bem alegre e com uma pegada de tango, para que a paixão esteja entre nós.
O Maestro é um desses orientadores inesquecíveis, que marcam a vida de todos que passam por ele, sempre investindo sua energia na educação e na expansão do Ciranda pelo Estado, aliás, no início de agosto lançam o Polo de Lucas do Rio Verde.
Observando a disciplina dele e a concentração de cada um dos músicos, eu fiquei impressionado com algumas histórias pessoais. Como a de JIZELE ANDRÉ, oboísta de 20 anos. O maestro Murilo Alves ia sempre à casa de dois alunos dando carona, sempre via uma menina com uns 15 anos no portão, grávida, e depois, com um bebê, com um olhar sempre muito curioso ao vê-los conversando sobre música.
Passou algum tempo, o Maestro, conversando com o irmão dela, Jasson, hoje saxofonista, comentou que Jizele tinha iniciado os estudos de música tocando clarinete e, assim, vendo oportunidade em ajudar a adolescente, pediu para que ela fosse ao Instituto Ciranda para uma entrevista. Maestro Murilo a convidou para aprender tocar oboé, um instrumento incomum no Estado de Mato Grosso, disse que havia uma vaga e instrumento para empréstimo. Alertou que se ela se dedicasse, poderia ter um futuro promissor, vivendo da música, ensinando dentro do próprio Instituto para outras crianças e adolescentes, tocando em Orquestra e cursando faculdade, oferecendo assim melhores oportunidades para seu filho. Hoje ela é a melhor oboísta do Estado de Mato Grosso, faz parte do quadro de professores do Instituto Ciranda, integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso e cursa Faculdade de Música na UFMT.
Depois que você conhece algumas das crianças e dos jovens, o trabalho do Ciranda fica ainda maior. Cresce no coração. Nas próximas edições vamos conhecer alguns outros jovens que enobrecem o INSTITUTO CIRANDA, MÚSICA E CIDADANIA.
Na quinta 7 de agosto vamos assistir JIZELE ANDRÉ e outros artistas que participam do fortalecimento profissional de nossa Indústria Criativa no CIRCUITO IN CONCERT. Marque na agenda e reserve cadeiras no gramado para esta sinfonia ao ar livre, você merece!
O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. A instituição tem várias frentes de trabalho, tendo como base de ação o Centro de Educação Musical e Artística, localizado em Cuiabá. O Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 450 crianças e jovens (preferencialmente de baixa renda), vindos de diversos bairros de Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios da Baixada Cuiabana. Todos os alunos em idade escolar devem estar devidamente matriculados.INFO: INSTITUTO CIRANDA (65) 3623 1239.
RESERVAS – SINFONIA AO AR LIVRE : (65) 3023 5151