Economia

Atividade industrial recua cai 3º mês seguido em maio e recua 1,6% no ano

 
Na parcial dos cinco primeiros meses deste ano, o recuo foi maior, de 1,6%, o pior resultado para este período desde 2009 (-9,1%). "Os resultados de maio mostram que a indústria segue com dificuldade de intensificar o seu ritmo de operação. Já são três meses seguidos em que há retração de todos os indicadores, à exceção do faturamento real", informou a CNI.
 
Recentemente, o governo federal lançou um pacote para aumentar a competitividade da indústria nacional. Entre as medidas, estão a manutenção do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que significa crédito mais barato para investimentos, além do retorno do Reintegra, que devolve impostos para exportadores de manufaturados, e até mesmo a redução da exigência para parcelar os tributos devidos à União. Em maio, já havia anunciado que a desoneração da folha de pagamentos será permanente.
 
Faturamento da indústria e emprego no setor
Apesar do fraco nível da atividade industrial em maio e nos cinco primeiros meses deste ano, o faturamento do setor continua a crescer, embora de forma tímida. Em maio, houve alta de 0,3% sobre abril e, nos cinco primeiros meses deste ano, o crescimento foi, também, de 0,3%.
 
Já no caso do emprego industrial, houve queda de 0,3% de abril para maio. Foi o terceiro mês consecutivo de retração. Entretanto, no acumumulado de janeiro a maio, o indicador mostrou crescimento de 1,1%, segundo números da Confederação Nacional da Indústria.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26