“Beatriz Vira Folhas” é uma das obras exibidas na agenda de férias para o público infantil do Sesc Pantanal
Durante o período de férias escolares, a programação do Cine Sesc Pantanal ganha um recorte especial para as crianças e suas famílias, reunindo filmes que dialogam com temas como imaginação, brincadeiras e pertencimento. O longa-metragem mato-grossense “Beatriz Vira Folhas” está entre os destaques da seleção de filmes de janeiro, que têm entrada gratuita. A obra cinematográfica foi eleita como Melhor Filme pelo júri popular do 21º Cinemato, Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, em 2023.
Gravado em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, o filme aproxima o público infantil de paisagens e vivências reconhecíveis, aumentando o contato das crianças com histórias construídas a partir de seu próprio território. A exibição no Sesc Poconé integra a programação local e o Circuito Sesc de Cinema, por meio do qual o longa circula por outras unidades do Sesc pelo país.
Dirigido e roteirizado pela cineasta Samantha Col Debella, “Beatriz Vira Folhas” acompanha Bea (vivido por Ana Bárbara Barreto Dalcin), uma menina de 10 anos que enfrenta a mudança de cidade e de escola no meio do ano letivo. Com dificuldades para se integrar, ela encontra nos livros um universo que amplia sua imaginação e ajuda a atravessar o processo de adaptação.
Para Samantha, a obra nasce da relação com a literatura e da compreensão da arte como espaço de encontro. “Eu sou uma leitora voraz desde muito pequena e vejo a literatura com um poder transformador na vida das pessoas. O filme é uma maneira de mostrar como os livros moldaram a minha própria existência e de inspirar o público a descobrir a magia das histórias, nas telas e nas páginas. Beatriz é um filme que fala sobre amizade e sobre como a arte nos permite entender outras realidades e criar empatia com o outro”, afirma.
Ela também destaca a importância da circulação do filme pelo Cine Sesc. “Ver o filme rodar o Brasil hoje, por meio do circuito Sesc, é motivo de orgulho. A exibição no Pantanal tem um sabor especial, porque as belezas regionais de Mato Grosso e a riqueza cultural do estado são referências diretas do meu trabalho como cineasta. Quando as famílias assistem a filmes produzidos aqui, fortalecemos a cultura local e abrimos espaço para que novas histórias sejam criadas e compartilhadas”, completa.
Cine Sesc nas férias
O Sesc Pantanal mantém no Sesc Poconé uma programação mensal de cinema, com sessões voltadas a diferentes públicos. O Cine Sesc Pantanal tem sessões fixas às quartas-feiras,19h, na Sala de Projeção. Já o Cineminha Sesc Pantanal, voltado ao público infantil, ocorre aos sábados, às 14h. Todas as sessões são gratuitas, com 80 vagas por dia, e os ingressos são distribuídos uma hora antes da exibição.
A programação completa de filmes, bem como outras atividades do Sesc Poconé, está disponível no site do Sesc Pantanal www.sescpantanal.com.br.
Sesc Poconé
Com foco na valorização cultural e na qualidade de vida da população, o Sesc Poconé, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC–Sesc–Senac, desenvolve projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, lazer e assistência.
A estrutura conta com biblioteca, academia, complexo esportivo, parque aquático, clínica odontológica, cinema e espaços para atividades diversas, como o Espaço Gamer e o Espaço Maker. O trabalho também se estende às comunidades rurais de Poconé e à cidade vizinha, Barão de Melgaço, por meio de projetos voltados à educação, lazer, cultura e desenvolvimento sustentável.
Foto: Reprodução/Divulgação


