A 3ª Mostra Etnomídia Indígena confirma seu formato de Feira-Festival e anuncia uma programação com produções indígenas em diferentes áreas como a literatura e as artes visuais. O evento que leva o tema “Festival de Impressos Indígenas” em Cuiabá (MT), promove a riqueza da literatura, impressos, moda, artes visuais e outras formas de expressão dos povos originários. As atividades ocorrem na Casa Vítuka, com visitação aberta de terça a sábado, das 9h às 18h30, e classificação livre.
A terceira edição consolida a Etnomídia como um espaço fundamental para a expansão da criatividade, memória e resiliência indígena. Após abordar o audiovisual e as ‘entidades virtualizadas’ em anos anteriores, o foco nos “impressos” neste ano destaca a produção intelectual e artística que vai do livro à arte visual, oferecendo um panorama abrangente da produção cultural indígena.
Programa educativo durante a visitação
O evento preparou uma série de conversas e bate-papos de alto nível com escritores e artistas. A programação de debates inicia no dia 05 de dezembro e se encerra no dia 13 de dezembro de 2025. No dia 12/12 às 16h, o painel sobre “Economia Criativa: Perspectivas”, atualiza o público sobre as perspectivas futuras para as políticas públicas e o avanço deste tema, com a recente criação da Secretaria de Economia Criativa no Ministério da Cultura.
Para essa conversa, Keiko Okamura, Superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, esporte e lazer de Mato Grosso fará a abordagem com a mediação de Isaac Amajunepá.
O evento reserva alguns dias para grupos de até 20 pessoas, que receberão o suporte dos monitores numa visita guiada pelo espaço, que apresenta a presença indígena na produção cultural. Os grupos também participam de uma oficina ofertada por Carol Taukane que abordará os grafismos indígenas, na perspectiva do seu povo Kura Bakairi. O público pode visitar de maneira individual o espaço, nos horários definidos e ser recebido pelos profissionais que foram formados para o acompanhamento da exposição.
A organização explica que este espaço cultural é bastante recente, tendo completado um ano nesse mês de novembro de 2025. Apontam que esta é uma casa localizada no Parque Cuiabá, com uma infra-estrutura comum, e por isso, recebe o público de maneira bastante intimista, mas com as especificidades da educação indígena, que é compartilhar conhecimento e assim, fortalecer as noções de bem viver.
Estrutura, Curadoria e Apoio Institucional
A curadoria e coordenação do festival contam com uma equipe especializada, garantindo a qualidade e o rigor das discussões. A equipe central é formada por Naine Terena, Gustavo Caboco, Helena Corezomaé, Libério Boe e recebe o apoio técnico de Carol Taukane, Mazé Oliveira, Michelle Campos, Idineia Bressan e Kefany de Oliveira. O Musear, através da Professora Sonia Lourenço e do Museologo Ryandre Sampaio, da Universidade Federal de Mato Grosso, também apoia a iniciativa garantindo a difusão da cultura indígena no meio acadêmico.
O projeto da 3ª Mostra Etnomídia Indígena é viabilizado pelo Edital de Chamamento Público Aufa de Fomento Cultural nº 001/2024, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá/MT, utilizando recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei 14.399/2022). O festival também recebe o apoio federal do Edital Nº 16/2024 – Ancestralidade Viva: Apoio e Incentivo à Cultura dos Povos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas.
Como Participar
A visitação individual é livre, e a participação nos bate-papo será mediante inscrição via formulário. O festival também oferece o agendamento de grupos (até 20 pessoas) que terão direito a uma visita guiada especial sobre Artes indígenas e literatura, seguida de uma oficina de arte. Todos os detalhes da programação, agendamentos e o formulário de inscrição podem ser encontrados no site oficial da organização: https://oraculocomunica.eco.br/etnomidia3/ e pelo whatsapp (65)9 8144-2519.
Serviço:
O que: 3º Mostra Etnomídia indígena – Festival de impressos indígenas
Quando: 02 a 20 de dezembro de 2025
Onde: Casa Vítuka – Parque Cuiabá – Cuiabá – MT https://maps.app.goo.gl/do3aKGj3QZUwea6Q7
Horários e dias de Visitação: 09h às 18h30 de terça-feira à sábado
Informações: imprensaoraculo@gmail.com






Fotos: Reprodução/Divulgação



