Levantamento feito pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) aponta que as compras de Natal devem injetar mais de R$ 159 milhões no comércio local neste ano. A pesquisa, realizada entre 12 e 25 de novembro com 307 entrevistados, mostra que 94,58% dos consumidores pretendem comprar roupas e calçados, com ticket médio de R$ 806,51 por pessoa. Além disso, lojas físicas permanecem como preferência da maioria, alcançando 90,70%.
A campanha Natal Premiado, lançada nesta quinta-feira (27) pela CDL Cuiabá em parceria com o Governo de Mato Grosso, busca impulsionar ainda mais esse movimento. A iniciativa distribuirá mais de R$ 200 mil em prêmios, incluindo carro zero quilômetro, motocicletas, caminhões de presentes e dezenas de prêmios em dinheiro. Para participar, basta registrar compras a partir de R$ 50 no site oficial da campanha.
Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, a ação é essencial para estimular os consumidores que ainda estão indecisos. “Nossa pesquisa de intenção de consumo detectou que 43% dos cuiabanos vão às compras de Natal e 57% ou não vão ou estão indecisos. Entre os indecisos, 80% estão propensos a comprar. Somente uma campanha como o Natal Premiado para estimular os indecisos a movimentarem o nosso comércio formal”, enfatizou.
A importância do fortalecimento do comércio também foi destacada pelo secretário adjunto da Sedec, Anderson Martinis Lombardi. Ele lembrou que o setor é responsável por 60% da arrecadação de impostos estaduais e pela geração de grande parte dos empregos na capital e na Baixada Cuiabana. Para ele, o apoio do governo ao projeto contribui para melhorar vendas, renda e empregabilidade.
O aporte do governo estadual na iniciativa é de R$ 700 mil, e o sorteio final dos prêmios ocorrerá em 18 de janeiro de 2026. A pesquisa da CDL mostra ainda que quase 68% dos consumidores pretendem se presentear neste Natal e que 43,41% planejam comprar quatro ou mais presentes. O cartão de crédito deve ser a principal forma de pagamento, seguido pelo Pix, reforçando a expectativa de um período forte para o comércio regional.

