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Black Friday deve injetar mais de R$ 269 milhões na economia de Cuiabá, aponta estudo da CDL

Levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) indica que a Black Friday deve movimentar mais de R$ 269 milhões na capital mato-grossense neste ano. A pesquisa, realizada entre 15 de outubro e 10 de novembro, mostra que 38% dos consumidores pretendem participar das promoções, o que representa cerca de 176 mil pessoas circulando pelo comércio local. Os dados confirmam que a data já está consolidada no calendário do consumidor cuiabano e segue como uma das mais relevantes para o varejo.

Apesar de a maioria dos entrevistados (79,95%) não ter efetuado compras na Black Friday anterior, 61,54% afirmaram aguardar a data para aproveitar os descontos em 2024. O estudo também revela que o ticket médio previsto é de R$ 1.529,24, com 89,04% dos consumidores comprando para uso próprio. Para o setor, os números reforçam o potencial da campanha de novembro, mas também evidenciam a necessidade de atenção ao período natalino, já que 59,72% dos participantes não pretendem antecipar as compras de fim de ano.

O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, avalia que a crescente adesão do público à Black Friday demonstra a importância da data para o mercado local. Ele pondera, entretanto, que o comércio deve se preparar para dois momentos fortes de venda: as promoções de novembro e o Natal. “A importância da Black Friday tem aumentado junto ao consumidor cuiabano, o que é sempre bom para as vendas”, destaca.

O levantamento também aponta mudanças no comportamento de compra. Embora 73,97% dos consumidores ainda prefiram as lojas físicas, 35,62% pretendem adquirir produtos pela internet. Entre os itens mais desejados estão roupas e calçados (39,73%), eletrodomésticos (28,08%) e eletrônicos, incluindo smartphones (26,71%). Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito lidera com 43,84%, seguido pelo Pix (20,55%) e pelo cartão de débito (17,12%).

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