As mosquinhas de banheiro são inofensivas, mas servem como um sinal de alerta
Talvez você nunca tenha reparado, mas há um pequeno visitante que costuma dividir o banheiro com você. Calma, não é um intruso, e sim a famosa mosquinha de banheiro, o nome popular da Psychoda sp., um inseto minúsculo que adora locais úmidos e escuros.
Embora a presença dela cause incômodo, especialmente pela aparência, a mosca de banheiro no box não causa doenças e, na maioria dos casos, são totalmente inofensivas.
O que é a mosca de banheiro no box
A Psychoda sp., também chamada de mosca dos ralos ou mosca dos filtros, pertence à família Psychodidae, a mesma dos mosquitos-palha
A Psychoda sp., também chamada de mosca dos ralos ou mosca dos filtros, pertence à família Psychodidae, a mesma dos mosquitos-palha — conhecidos por transmitir a leishmaniose. Mas, ao contrário desses, a mosquinha de banheiro não representa risco à saúde humana.
Esses insetos são minúsculos, medindo entre 2 e 5 milímetros, com asas cobertas por pelos que lhes dão o aspecto de uma pequena mariposa.
São criaturas noturnas e se reproduzem com facilidade quando encontram umidade, abrigo e matéria orgânica, ou seja, o cenário perfeito que costuma existir em banheiros e cozinhas.
Curiosidades sobre a mosquinha de banheiro
Apesar de lembrar uma mariposa, a Psychoda sp. é da ordem Diptera, a mesma dos mosquitos e pernilongos.
Ciclo de vida e hábitos
As fêmeas depositam até 200 ovos em locais úmidos, como ralos, canos e frestas de azulejosFoto: Reprodução/ND Mais
O ciclo da mosquinha é curto, em cerca de duas semanas, ela passa pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.
As fêmeas depositam até 200 ovos em locais úmidos, como ralos, canos e frestas de azulejos. As larvas se alimentam de resíduos orgânicos em decomposição, como pele, cabelos e gordura corporal, ajudando até na limpeza natural desses ambientes.
Na fase adulta, o inseto continua discreto, mas se alimenta de restos de sabão e gordura acumulada no box ou nas paredes do banheiro.
Riscos e cuidados necessários
Apesar de não transmitirem doenças, as mosquinhas de banheiro podem carregar micro-organismos nas patas, especialmente em ambientes hospitalares ou de manipulação de alimentos, onde a higiene precisa ser rigorosa.
Por isso, o Instituto Butantan recomenda evitar o contato direto com esses insetos e lavar as mãos sempre que houver suspeita de contato com eles.
Se você encontrar uma grande quantidade dessas mosquinhas em casa, isso é um alerta de que há acúmulo de sujeira ou umidade e, portanto, o ambiente precisa de uma limpeza mais caprichada.
Como eliminar as mosquinhas de banheiro no box
A melhor forma de evitar a infestação é impedir que elas encontrem o ambiente ideal para viver. Algumas medidas simples fazem toda a diferença:
- Mantenha os ralos sempre limpos e secos. Use escovinha e produtos à base de cloro ou água sanitária;
- Elimine o acúmulo de água após o banho ou a limpeza do banheiro;
- Feche frestas e trincas nos azulejos e pisos, que podem reter umidade;
- Conserte infiltrações em pias, vasos sanitários e boxes;
- Faça faxinas semanais nos locais mais propensos à umidade;
- Sem água e matéria orgânica, esses insetos não conseguem se reproduzir.
Por Lídia Gabriella
Foto Capa: Imagem gerada por IA/ND Mais
Fonte: https://ndmais.com.br



