A agência BB-Xangai conta, inicialmente, com um administrador expatriado e 16 funcionários contratados na China. A abertura da agência acontece 3 anos após anúncio feito pelo banco.
O banco mantinha desde 2004 um escritório de representação em Xangai. "A estratégia em transformar o escritório em agência permitirá a ampliação negocial decorrente do incremento do intercâmbio comercial sino-brasileiro, do aumento dos investimentos chineses no Brasil e, também, da presença de transnacionais brasileiras no mercado chinês", afirmou o BB, em comunicado.
"Com a nova agência, o BB passa a buscar oportunidades de negócios no segmento de atacado, atendendo, principalmente, as demandas por produtos e serviços das empresas brasileiras com negócios com a China e as empresas chinesas com negócios com o Brasil, além dos bancos locais, grandes parceiros de negócios com o Banco do Brasil", acrescentou o banco.
Atualmente, a China é o maior parceiro comercial do Brasil com um fluxo comercial de US$ 83 bilhões em 2013. O BB destaca que são mais de 70 empresas brasileiras presentes de alguma forma na China e mais de 25 empresas chinesas operando no Brasil.
No Brasil, operam atualmente três grandes bancos chineses: Bank of China, ICBC e CCB.
Agência Brasil