Pouco mais de 39 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso já receberam ressarcimentos pelos descontos associativos indevidos em seus benefícios, totalizando mais de R$ 29,3 milhões pagos pelo Governo do Brasil até esta segunda-feira (20), segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os valores são depositados diretamente na conta dos beneficiários e incluem correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.
Além dos pagamentos já realizados, outros 39.296 aposentados e pensionistas mato-grossenses aderiram recentemente ao acordo de ressarcimento, o que representa 64,49% do total de 60.937 pessoas aptas a participar nesta fase. O número deve continuar crescendo nos próximos dias, conforme o Governo Federal reforça a divulgação do programa e orienta os segurados sobre o processo de adesão.
Em todo o país, o acordo já beneficiou cerca de 3,1 milhões de pessoas, com mais de R$ 2,1 bilhões pagos até o momento. Nesta nova fase, mais de 500 mil beneficiários que haviam contestado os descontos e aguardavam a resposta das entidades poderão aderir ao ressarcimento. “Nós prometemos que ninguém ficaria de fora e estamos cumprindo”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
O procedimento de adesão é gratuito e pode ser feito de forma simples pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. O Instituto também informou que pagará 5% de honorários advocatícios para ações individuais ajuizadas antes de 23 de abril de 2025. Beneficiários que têm processo na Justiça e ainda não receberam os valores poderão aderir ao acordo, desde que desistam da ação.
O prazo para contestar os descontos indevidos segue aberto até 14 de novembro de 2025. Após esse período, quem tiver direito ainda poderá aderir ao acordo e receber os valores correspondentes. O INSS reforça que não envia links, mensagens ou solicita dados pessoais por SMS, e alerta para que os beneficiários fiquem atentos a possíveis golpes relacionados ao ressarcimento.