Integrante da rede de 42 Pontões de Cultura parceiros do Minc, entidade concorre na categoria Fomento à Leitura
Referência em ações de leitura, oralidade e produção cultural, o Pontão de Cultura Livro, Leitura e Literatura AbraPalavra é finalista do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Fomento à Leitura. Essa é a mais importante premiação do Brasil no campo literário, e essa indicação reafirma a relevância do trabalho da entidade na consolidação da leitura como prática social, direito humano e política pública.
Reconhecido pela Política Nacional de Cultura Viva, coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), o Pontão AbraPalavra tem sede em Belo Horizonte (MG), mas atua em âmbito nacional. Desenvolve ações formativas, de mapeamento, mobilização e produção cultural, envolvendo pontos de cultura, bibliotecas comunitárias e coletivos literários de todas as regiões do país. O AbraPalavra foi fundado em 2011 pelos artistas e pesquisadores Aline Cântia e Chicó do Céu.
“Ser finalista do Prêmio Jabuti é um reconhecimento simbólico e histórico. Nosso trabalho parte da convicção de que literatura é vínculo, afeto, prática cotidiana, política cultural e futuro compartilhado. Essa conquista pertence a toda a rede Cultura Viva e a quem acredita no poder transformador da palavra”, celebrou Aline Cântia, fundadora e presidente do Instituto.
Parceria com o MinC
Desde 2024, o AbraPalavra desenvolve uma parceria estratégica com o Ministério da Cultura para articular e fortalecer a Cultura Viva na área de Livro, Leitura e Literatura. Integra a rede de 42 Pontões de Cultura selecionados no Edital nº 09/2023, sendo 27 estaduais/territoriais e 15 nacionais/temáticos, trabalhando junto aos pontos de cultura no país.
Entre as principais iniciativas estão o mapeamento e diagnóstico da rede Cultura Viva, a formação de Agentes Cultura Viva — jovens de 18 a 24 anos —, a formação em mediação de leitura e escrita literária, além da criação de conteúdos e eventos que aproximam a literatura da vida cotidiana, democratizando o acesso e valorizando a bibliodiversidade brasileira.
“O Pontão de Cultura Abrapalavra tem um papel estratégico na Política Nacional de Cultura Viva, pois articula, a partir da leitura e da contação de histórias, um conjunto de experiências comunitárias que fortalecem o direito à expressão e à imaginação. Sua atuação amplia repertórios culturais, fomenta o pensamento crítico e contribui para a formação de uma consciência cidadã enraizada nos territórios”, destacou o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, João Pontes.
Sobre o Prêmio Jabuti
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é o mais tradicional e prestigiado reconhecimento do campo literário brasileiro. Ele valoriza obras, projetos e iniciativas que contribuem para o fortalecimento da leitura, da literatura e da cadeia produtiva do livro no país.
Por Gov.br
Foto Capa: Igor Cerqueira
Fonte: https://www.gov.br