De acordo com a pesquisa, na Indústria Antes da Porteira, o recuo foi de oito pontos, Produtores Agropecuários, de 0,4 ponto, e Indústria Pós Porteira, de 0,6 ponto.Para o diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Benedito da Silva Ferreira, a queda significativa na confiança do primeiro elo foi provocada, especialmente, pelo setor de máquinas agrícolas, que registrou queda de 21,3% nas vendas entre janeiro e março, se comparados com o mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, os produtores agropecuários se mostraram satisfeitos em relação aos preços e à confiança no setor. No entanto, "a desesperança com a economia brasileira e os custos de produção puxaram os resultados [do índice de confiança desse setor] de 97,5 para 97,1".
Apesar da evolução de preços de alguns produtos agropecuários e da confiança no próprio setor, é importante lembrar que o primeiro trimestre deste ano foi marcado como um período de falta de chuvas em diversas regiões, justifica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, em nota.
Clima é um problema
A questão climática continua sendo o principal problema para o setor agropecuário, conforme aponta a pesquisa. Em um questionário onde puderam escolher mais de uma alternativa, 82,2% dos produtores agropecuários elegeram clima como sua maior preocupação.
G1