Economia

Confiança do agronegócio cai no 1º trimestre de 2014

 
De acordo com a pesquisa, na Indústria Antes da Porteira, o recuo foi de oito pontos, Produtores Agropecuários, de 0,4 ponto, e Indústria Pós Porteira, de 0,6 ponto.Para o diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Benedito da Silva Ferreira, a queda significativa na confiança do primeiro elo foi provocada, especialmente, pelo setor de máquinas agrícolas, que registrou queda de 21,3% nas vendas entre janeiro e março, se comparados com o mesmo período do ano anterior.
 
Por outro lado, os produtores agropecuários se mostraram satisfeitos em relação aos preços e à confiança no setor. No entanto, "a desesperança com a economia brasileira e os custos de produção puxaram os resultados [do índice de confiança desse setor] de 97,5 para 97,1".
 
Apesar da evolução de preços de alguns produtos agropecuários e da confiança no próprio setor, é importante lembrar que o primeiro trimestre deste ano foi marcado como um período de falta de chuvas em diversas regiões, justifica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, em nota.
 
Clima é um problema
A questão climática continua sendo o principal problema para o setor agropecuário, conforme aponta a pesquisa. Em um questionário onde puderam escolher mais de uma alternativa, 82,2% dos produtores agropecuários elegeram clima como sua maior preocupação.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26