Circuito Pet

Três dias após inauguração, monumento de cão em SC tem letreiro removido por motivo inusitado

Monumento de cão em Itajaí homenageia Ice, o primeiro cachorro guarda-vidas do Brasil que morreu em setembro de 2024

Três dias após a inauguração, ocorrida na última sexta-feira (3), o monumento em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, dedicado a Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, enfrenta controvérsia devido à remoção de sinalizações no local.

O Município de Itajaí emitiu uma nota de esclarecimento desmentindo boatos de furto do letreiro instalado na Praça do Mima. A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que o letreiro foi retirado para ajustes devido a um erro de grafia.

Segundo a prefeitura, o texto do item constava “Praia do Ice”, sendo que o nome oficial da área é Praça do Mima. O letreiro será reinstalado após a correção.

Contudo, a nota oficial confirmou uma suposta remoção indevida da placa de homenagem. A secretaria está apurando o fato da retirada deste elemento.

Monumento de cão em SC tem letreiro removido por motivo inusitadoFoto: Maressa Machado/NDMonumento de cão em SC tem letreiro removido por motivo inusitadoFoto: Maressa Machado/ND

Monumento de cão guarda-vidas em Itajaí

O monumento é dedicado a Ice, cão que marcou a história do Corpo de Bombeiros Militar de SC. Ele morreu em setembro de 2024 aos 14 anos e foi o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, reconhecimento concedido pelo RankBrasil.

A escultura foi erguida na cidade de Itajaí, que é a cidade natal do Sargento Evandro Amorim, tutor de Ice, com quem o cão conviveu por 15 anos. A carreira do animal incluiu mais de 100 ocorrências de busca e resgate.

Monumento de cão guarda-vidas em Itajaí foi inaugurado na última sexta-feira (3)Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/NDMonumento de cão guarda-vidas em Itajaí foi inaugurado na última sexta-feira (3)Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Ele atuou na Praia de Cabeçudas entre 2017 e 2019 e, em 2015, foi o primeiro cão a trabalhar na tragédia de Mariana (MG), auxiliando na localização de vítimas.

Após se aposentar em 2019, Ice viveu como pet do sargento Amorim e ainda participou de projetos de TAA (Terapia Assistida por Animais), visitando pacientes no Hospital Marieta Konder Bornhausen e alunos da APAE de Itajaí.

Ice era um cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa CatarinaFoto: Divulgação/Redes Sociais/NDIce era um cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa CatarinaFoto: Divulgação/Redes Sociais/ND

Por ndmais

Foto Capa: CBMSC/Divulgação/Maressa Machado/ND

Fonte: https://ndmais.com.br

Agência de Notícias

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar