O animal foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde descobriram que a onça-pintada era um macho e havia sido baleada com chumbinho
Uma cena emocionante marcou a manhã de quarta-feira (1º) em Manaus, Amazonas. Uma onça-pintada, exausta após horas tentando atravessar o Rio Negro, foi resgatada por agentes do Batalhão Ambiental. O vídeo do momento viralizou nas redes sociais, mostrando o felino agarrado a uma boia presa a um cambão, lutando para se manter à tona.
Segundo os policiais, a onça tentava ir da margem direita para a esquerda, em direção ao Complexo Turístico da Ponta Negra. Sem forças, acabou desistindo e tentou retornar, mas quase se afogou. O resgate, rápido e delicado, evitou uma tragédia.
Após ser retirada da água, a onça surpreendeu ao permitir um gesto inesperado: um dos agentes fez um leve cafuné em sua cabeça.
Em vez de reagir de forma agressiva, o animal fechou os olhos e levantou o olhar para os policiais, em uma cena interpretada como um “agradecimento” pelo socorro.
Onça-pintada estava com ferimentos de bala
O animal foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde descobriram que a onça-pintada era um macho e havia sido baleada com chumbinho.
Após o resgate, animal foi levado para o atendimento médico – Foto: Reprodução/ND
De acordo com a deputada estadual Joana D’arc (UB-AM), foram encontrados 30 projéteis pelo corpo da onça, principalmente no rosto e no crânio.
“O resgate foi fundamental. A partir daí, entrou uma equipe multidisciplinar de veterinários, biólogos e anestesistas, junto com o Instituto Laiff, para salvar essa riqueza da Amazônia. O objetivo agora é garantir tratamento adequado e, se possível, devolvê-lo à natureza”, explicou a parlamentar.
A caça de animais silvestres é crime no Brasil, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa, para quem matar, caçar ou capturar espécies nativas sem autorização.
Onça-pintada foi resgatada ferida no Rio Negro – Vídeo: Reprodução/ND
Foto Capa: Reprodução/ND
Fonte: https://ndmais.com.br