Mix diário

ONU volta a impor sanções ao Irã por causa de programa nuclear

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai voltar a impor sanções ao Irã a partir deste domingo, 28, em virtude de seu programa nuclear, apertando ainda mais a República Islâmica. Após a diplomacia de última hora falhar na ONU, as sanções entrarão em vigor à meia-noite de domingo no horário local.

As sanções congelarão novamente os ativos iranianos no exterior, interromperão acordos de armas com Teerã e penalizarão qualquer desenvolvimento do programa de mísseis balísticos do Irã, entre outras medidas. Isso ocorreu por meio de um mecanismo conhecido como “snapback”, incluído no acordo nuclear do Irã de 2015 com potências mundiais, e ocorre enquanto a economia do Irã está em dificuldades.

A moeda do Irã está em recorde de baixa, aumentando a pressão sobre os preços dos alimentos, como carne, arroz e outros alimentos básicos dos hábitos iranianos.

Enquanto isso, os iranianos estão preocupadas com uma nova rodada de combates entre o Irã e Israel – bem como potencialmente os Estados Unidos – à medida que os locais de mísseis atingidos durante a guerra de 12 dias em junho agora parecem estar sendo reconstruídos.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve