DESTAQUE 3 Economia

Delegação da Jordânia visita Senai Mato Grosso para estabelecer parcerias estratégicas em formação e tecnologia

O Senai Mato Grosso recebe, nesta semana, uma delegação da Jordânia formada por cinco especialistas nas áreas de saneamento, biodiversidade, formação profissional e agricultura. A comitiva foi recebida nesta segunda-feira (22.09), na sede do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá, pelo vice-presidente da Fiemt, Carlos Avallone, pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, e pela equipe técnica da instituição.

A missão tem como objetivo realizar reuniões e visitas que possibilitem compreender a realidade brasileira nesses setores, além de alinhar as ações previstas em projetos em negociação entre os dois países. A visita da delegação jordaniana a Mato Grosso é um desdobramento de uma missão técnica realizada pelo Brasil em agosto de 2024. Na oportunidade, alguns dos membros que estão nesta agenda em Cuiabá apresentaram as oportunidades de intercâmbio entre os países. Confira aqui.

delegação Jordania

A programação contempla dois dias de imersão nas tecnologias mato-grossenses, incluindo visitas às unidades do Senai em Cuiabá (bairro Porto) e em Várzea Grande. Durante a agenda, os especialistas terão contato com laboratórios voltados para a Indústria 4.0, agroindústria e demais tecnologias, além de conhecerem os ambientes de treinamento dos alunos que se preparam para a WorldSkills.

Para o Senai Mato Grosso, a visita reforça o papel da instituição como parceira em iniciativas de formação profissional e transferência de tecnologia que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a integração internacional.

“A visita da delegação da Jordânia é uma oportunidade importante de troca de experiências. A agenda inclui visitas às unidades do Senai em Cuiabá, no Porto, e em Várzea Grande, onde poderão conhecer nossa estrutura de ensino e inovação. Essa aproximação reforça o papel do Senai Mato Grosso na formação profissional e na cooperação internacional”, destacou o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

delegação Jordania

Além das atividades técnicas, a missão permitirá avaliar a inclusão de novas iniciativas capazes de contribuir para o enfrentamento de desafios da Jordânia, como os altos índices de desemprego entre jovens, os baixos níveis de empreendedorismo, a defasagem de equipamentos de treinamento e a necessidade de programas mais alinhados às demandas da transformação tecnológica.

A cooperação com o Brasil abre espaço para oportunidades de construir uma política consistente de qualificação de profissionais e desenvolver programas de capacitação customizados para setores estratégicos da economia jordaniana.

A delegação é composta por Mr. Ahmad Al Hawyan, Ministry of Planning and International Cooperation (MoPIC), Mr. Abdelmajid Khabour, Ministry of Environment (MoEnv), Mr. Ra’ad Al Hamad, Vocational Training Corporation (VTC), Mrs. Farah Dawoud, Ministry of Local Administration (MoLA) e Mrs. Dou’u Al-Majali, National Agricultural Research Center (NARC).

A agenda da delegação no estado conta com o acompanhamento do coordenador de Internacionalização do Sistema Fiemt, Antonio Lorenzzi, do gerente de Novos Negócios do Senai MT, Valvite Junior, dos representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, Melissa Popoff Scheidemantel e Marcelo Santos, além da representante do Senai Nacional, Débora Bais.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26