Economia

Vendas no varejo recuam 0,5% em março, mostra IBGE

 
Neste mês, 7 dos 10 ramos do comércio analisados pela pesquisa mostraram queda. As maiores partiram de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,5%), material de construção (-3,1%), além de combustíveis e lubrificantes (-1,5%). Entre os avanços estão os de móveis e eletrodomésticos (1,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%).
 
Já frente a março de 2013, quando houve queda de 1,1%, as variações com maiores impactos negativos sobre o índice partiram de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,8%), tecidos, vestuário e calçados (-7,3%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,8%), de acordo com a ordem de importância no cálculo do indicador.
 
"O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo proporcionou a principal contribuição negativa à taxa global do varejo. Embora o poder de compra da população permaneça positivo, o efeito-calendário, em março, foi o principal determinante do resultado da atividade, já que a comemoração da Páscoa no ano passado ocorreu em março, enquanto em 2014 se deu em abril", disse o IBGE, em nota.
 
Os resultados positivas foram vistos nos setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,6%), combustíveis e lubrificantes (4,0%) e móveis e eletrodomésticos (3,8%).
 
Acumulado
O comércio acumula avanço de 4,5% tanto no ano, de janeiro a março, quanto em 12 meses. Já a receita nominal tem alta de 10,3% no ano e de 11,6% em 12 meses.
 
G1

Redação

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