Na Grande Cuiabáx, duas empresas criadas recentemente oferecem boas opções para agradar a vários paladares. Uma com o doce sabor dos bolos caseiros. Outra, com o frescor e nutrientes que as frutas oferecem.
No país, vinhos, esmaltes, carnes, bebidas alcoólicas, café e itens para animais de estimação eram alguns dos produtos já oferecidos nessa modalidade de negócio virtual. Não havia nenhuma que oferecesse bolo. Após pesquisarem e descobrirem essa lacuna no mercado dos clubes de assinatura, a publicitária Laura Burlett, de 26 anos, e o gerente de projetos Daiamon Paiva decidiram investir e dar início à Meu Bolo Caseiro, que abriu as portas em Cuiabá no dia 10 de março.
A ideia era unir a comodidade de receber o produto, com gosto especial, em casa ou no trabalho. “Qualquer mercado ou padaria tem bolo. Mas o sabor não é de coisa caseira, e não tem a mesma praticidade de receber em casa. Aqui em Cuiabá já havia empresas que vendiam bolos do tipo, mas sem serviço de entrega”, diz Laura, que é o responsável pelo relacionamento e contato com o cliente.
Os sabores são comuns a boa parte dos consumidores, como fubá, laranja, chocolate, milho e cenoura. Para quem prefere os especiais, há opções como 'nega maluca', 'prestígio', 'bolo pudim'. Na Meu Bolo Caseiro, quem põe a mão na massa é a sogra de Laura, Angelita Paiva, que já tinha experiência em fazer – e vender – empadões e outros salgados congelados, além de bolos confeitados.
Desde que iniciou os negócios, a Meu Bolo Caseiro conquistou aproximadamente 40 assinaturas, e tem a meta de conseguir, pelo menos, mil assinantes até o final do ano. “Além do conforto de receber em mãos, a assinatura pode proporcionar surpresas agradáveis – porque muitas vezes o cliente lembra somente na primeira semana que assinou o produto. Na seguinte, ele esquece… e de repente chega o bolo”, afirma Laura. Ela diz ainda que quer expandir os negócios em outras cidades de Mato Grosso e em outros estados também.
Mas, a empresa não oferece apenas a assinatura. O cliente que preferir pode escolher comprar o bolo avulso, fazendo a encomenda e recebendo no dia seguinte. “Muitas pessoas querem provar antes de assinar para receber mensalmente”, justifica Laura. Um bolo tradicional custa R$ 16 e, o especial, R$ 21, sendo que a taxa de entrega é de R$ 4. A assinatura de dois bolos tradicionais por mês custa R$ 32, enquanto receber quatro deles mensalmente custa R$ 64. Nesse caso a entrega é gratuita.
Frutas
A ideia é simples: frutas cortadas em um potinho e entregues nas empresas para os lanches dos funcionários. Mas, ninguém na Grande Cuiabá tinha pensado e colocado isso em prática. Até que a turismóloga de formação Emmanuelle Thomaz, de 25 anos, o publicitário Wlademir Motta e o gráfico Rafael Barbosa tiveram a iniciativa, a partir das próprias necessidades pessoais, e criaram a Dia de Fruta, há aproximadamente dois meses. A empresa já tem mais de 100 assinaturas do serviço.
"Eu comia lanches no meu emprego, como salgadinhos, mas ficava com a sensação de estômago pesado. Aí comecei a levar frutas cortadas em um pote e comecei a me sentir melhor depois que comia isso. E percebi na empresa que poderia haver uma demanda para isso, porque as pessoas também querem uma alimentação mais saudável no ambiente de trabalho", explica Emannuelle.
Ela e Wlademir começaram a pesquisar o tema e descobriram que havia esse tipo de serviço em outras cidades, com experiências bem sucedidas. "As pessoas estão preocupadas em se alimentar bem, em ter hábitos saudáveis. Por uma questão de saúde sim, mas também porque querem manter a dieta", afirma Emmanuelle. Ela, Wlademir e Rafael criaram um site para os pedidos e uma fan page numa rede social para divulgar a novidade.
As frutas são compradas diariamente ainda durante a madrugada e, depois levadas para a cozinha da empresa, localizada em Várzea Grande, na região metropolitana. Lá, são higienizadas, cortadas e embaladas. As entregas são feitas ainda pela manhã, de segunda a sexta, para manter ao máximo o frescor do produto.
As porções são individuais, com 160g, e o cliente tem a possibilidade de fazer combos, incluindo outros itens saudáveis como biscoitos integrais e iogurtes. A empresa tem no 'cardápio' 10 frutas fixas, porque a ideia é não repetir durante duas semanas. Mas, a variedde pode chegar a 15 frutas, contando com as chamadas sazonais – que dão em determinado período do ano. O público-alvo é formado pelas empresas.
O cliente, entretanto, não tem como saber qual a fruta do dia, pois não há uma variedade fixa para cada dia da semana. A assinatura mensal somente das frutas custa R$ 79. Com o combo, o valor sobe um pouco, dependendo dos itens, que podem custar entre R$ 39 e R$ 42,90 por mês. A entrega é grátis.
Confiança
Para a líder da unidade de comércio do Sebrae-MT (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), Érika Cunha, esse serviço de assinatura tem tudo para crescer na Grande Cuiabá, principalmente por causa da rotina cada dia mais corrida para parte da população. "As pessoas estão cada vez mais sem tempo. No caso da fruta, por exemplo, muitas vezes os consumidores não têm tempo de ir ao mercado comprar".
Mas, a especialista alerta para um ponto fundamental. "Os sites precisam ser confiáveis e o consumidor precisa ter certeza de que o produto vai chegar", avaliou.
Fonte: G1