Apesar da aparência frágil, o morcego branco exerce funções vitais para o equilíbrio do ecossistema
Fofo não é um adjetivo usado com frequência para descrever morcegos, mas o Ectophylla alba, com menos de 5 centímetros de comprimento, pelo inteiramente branco e nariz e asas laranja neon, desafia esse estereótipo.
Apesar do visual incomum e até “fofo”, ele continua sendo uma espécie extremamente discreta e pouco conhecida pelos brasileiros.
Onde vive o morcego branco?
Esses animais são encontrados em florestas tropicais de baixas altitudes da América Central, em países como Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
Neste ano, uma expedição científica confirmou a presença do morcego branco na Reserva Antropológica Indígena de Warunta, no norte de Honduras.
A descoberta foi comemorada por pesquisadores da Wildlife Conservation Society, que destacaram a importância de proteger a área para garantir a sobrevivência da espécie e de outras que compartilham o mesmo habitat.
Para os cientistas, o registro reforça a importância das florestas da região para a biodiversidade.
Como são os morcegos brancos?
Muito rara, a espécie Ectophylla alba são conhecidas pelos pelos brancos e extremidades alaranjadas.
Espécie tem pelos brancos e extremidades laranjas – Foto: Reprodução/ND
Ele é o único mamífero conhecido que incorpora carotenoides da dieta em sua pele, principalmente da fruta de figueiras, o que dá às asas e ao nariz o tom vibrante.
O que o morcego branco come?
A espécie se alimenta de frutas, em especial o figo, e vive em regiões elevadas, onde há árvores. Apesar da aparência frágil, o morcego branco exerce funções vitais no ecossistema.
A espécie se alimenta de frutas, em especial o figo – Foto: Reprodução/ND
É um importante dispersor de sementes, ajuda na regeneração da floresta, contribui para a polinização de algumas plantas e ainda auxilia no equilíbrio natural ao reduzir populações de insetos.
Durante o dia, dobra folhas de helicônias com seus dentes e monta verdadeiras “tendas”, onde se esconde da luz, da chuva e de predadores.
Foto Capa: Reprodução/ND
Fonte: https://ndmais.com.br