Economia

Demanda por óleo de cozinha impulsiona cultivo do girassol em GO

 
As lavouras de girassol estão espalhadas por mil hectares no município de Rio Verde. A área ocupada pela cultura é a mesma do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas na propriedade de Pedro Henrique Bridi, o girassol ganhou espaço. Esta é a primeira vez que ele foi plantado na fazenda da família e agora ocupa uma área de 225 hectares, que era destinada ao milho na safrinha.
 
O agrônomo responsável pela lavoura, Flávio Soares, explica que o girassol correspondeu às expectativas. As plantas cresceram como o esperado e nos capítulos, os grãos estão começando a encher. Flávio conta que para chegar a esse resultado foi preciso controlar as pragas. "As principais pragas foram os percevejos e as lagartas, como a helicoverpa e a falsa-medideira", explica.
 
A produtividade esperada é de 30 sacas por hectare e todo o girassol plantado na fazenda será transformado em óleo de cozinha.Vendi a saca por R$ 55, mas agora o mercado deu uma queda e está em R$ 53, só que a gente espera que esse valor aumente um pouquinho porque foram poucos que plantaram aqui no município, conta Pedro Bridi.O girassol é vendido em sacas de 60 quilos. Pedro já comercializou antecipadamente cerca de 80% da safra e a colheita começa em julho.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26