Com envergadura que pode chegar a 30 centímetros, a tarântula-golias tem o dobro do tamanho da mão de um adulto
Gabrielle Tavares
Na maior floresta tropical do planeta, vive também a maior aranha já registrada pela ciência. A aranha-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi), ou tarântula-golias, está no Guinness World Records como a maior do mundo.
Com envergadura que pode chegar a 30 centímetros, o dobro do tamanho da mão de um adulto, ela é uma espécie de caranguejeira encontrada na Amazônia, principalmente na Venezuela, mas também em áreas brasileiras.
Tarântula-golias mede o dobro do tamanho da mão de um adulto – Foto: Reprodução/ND
Como é a tarântula-golias?
Apenas seu corpo mede cerca de 13 centímetros, e o peso pode atingir 175 gramas.
Apesar do nome, raramente se alimenta de pássaros. Sua dieta inclui principalmente insetos e pequenos vertebrados, como ratos e sapos.
A fama de “comer aves” vem de uma ilustração do século 18, feita pela naturalista alemã Maria Sibylla Merian, que retratou uma tarântula devorando um beija-flor.
Seu corpo mede cerca de 13 centímetros, e o peso pode atingir 175 gramas – Foto: Reprodução/ND
O veneno da tarântula-golias é suficiente para paralisar presas pequenas. Em humanos, provoca dor intensa, náuseas e suor excessivo. O perigo aumenta pelo tamanho de suas presas, que podem medir até 4 centímetros.
Quando ameaçada, a aranha ataca apenas em defesa, mas tem outro recurso: lança pelos urticantes do abdome contra o inimigo.
Em pessoas sensíveis, esses pelos podem causar irritação na pele e problemas respiratórios se inalados.
Foto Capa: Reprodução/ND
Fonte: https://ndmais.com.br