Pesquisa revelou que o T-Rex não era um dos dinossauros mais atléticos do período Cretáceo
Ao contrário do que mostram os filmes, como em “Jurassic World”, o temido Tyrannosaurus rex não era um corredor veloz. Um novo estudo, com simulação computadorizada precisa, indica que o predador do Cretáceo estava limitado a algo próximo de um caminhar rápido.
Durante décadas, as estimativas de velocidade do T-Rex variaram muito: alguns estudos sugeriam que ele poderia alcançar entre 18 e 53 km/h, o suficiente, em teoria, para ultrapassar até o humano mais rápido do mundo, Usain Bolt, capaz de atingir cerca de 43 km/h.
Contudo, um grupo de pesquisa liderado pelo paleontólogo William Sellers, da Universidade de Manchester, recalculou a velocidade máxima que o animal atingia com base em um modelo biomecânico avançado.
O resultado, publicado na revista PeerJ, aponta que o T-Rex provavelmente não passava dos 19 km/h. Segundo os cientistas, seus ossos não suportariam mais velocidade do que isso e ele poderia até fraturar as patas.
Ou seja, até um ser humano normal, jovem e sem condições físicas adversas poderia vencer o animal em uma corrida, já que uma pessoa pode atingir velocidades de 25 a 30 km/h sem treinamento específico.
Por que erraram a velocidade do T-Rex?
No passado, paleontólogos analisavam partes individuais do esqueleto para estimar a velocidade. Dessa forma, comparações com aves como o avestruz sugeriam agilidade, mas os novos modelos consideram o conjunto completo: peso total (cerca de sete toneladas), força muscular e resistência óssea.
As estimativas de velocidade do T-Rex variaram muito ao longo das décadas – Foto: Reprodução/ND
“Você precisa juntar todas as partes para ter uma visão geral. Não adianta olhar apenas para a morfologia”, explica John Hutchinson à National Geographic, especialista em biomecânica evolucionária do Royal Veterinary College, em Londres.
Para Sellers, a limitação vem da pressão que os ossos suportariam numa corrida: acima de certo limite, as patas se quebrariam.
“Na velocidade máxima proposta anteriormente, o T-Rex teria fraturado os ossos dos pés”, afirma.
O estudo reforça o que muitos paleontólogos já suspeitavam: o T-Rex não era um dos dinossauros mais atléticos do período Cretáceo.
O T-Rex não era um dos dinossauros mais atléticos do período Cretáceo – Foto: Reprodução/ND
“A imagem cinematográfica está errada”, diz Stephen Brusatte, da Universidade de Edimburgo. “Esse estudo traz os modelos mais sofisticados já feitos.”
Ainda assim, rebaixar a velocidade do “dinossauro celebridade” não é algo que fãs aceitam facilmente. Como brinca Hutchinson, “tem de ser rápido ou não será legal”.
Foto Capa: Reprodução/ND
Fonte: https://ndmais.com.br