Durante a semana de São João, cachorros participam de concurso divertido promovido por educador em Içara
Manuela Linemburger, Criciúma
Um ‘cãocurso’ de fantasias julinas, promovido por uma creche para cães, em Içara, no Sul de Santa Catarina, tem ganhado o coração de internautas nas redes sociais. A fofura dos animais e a criatividade dos tutores estão sendo compartilhadas durante a Semana de São João.
De segunda (14) a sexta-feira (18), a melhor fantasia temática do dia é eleita no grupo da creche. Os cinco escolhidos competirão entre si para decidir o ganhador da edição de 2025 da festa julina.
Cãocurso’ de fantasias julinas tem participação dos tutores
André Bressan, educador de cães e responsável pela creche, explica que, todo ano, são realizadas quatro semanas temáticas: de Carnaval, de São João, de Halloween e de formatura/Natal.
“A gente pede para que os aluninhos venham fantasiados, mas os papais aderem de livre espontânea vontade. Eles adoram, é só folia. Mas, claro, quem não quiser mandar, não precisa”, conta.

Vencedor do ‘cãocurso’ de fantasias julinas: carro de pipoca – Arquivo pessoal/ND
As fantasias produzidas são todas autorais. Com quatro cachorros adotados e todos matriculados na creche, Thais Vilaça Kelm é uma das tutoras que participa das atividades.
“Adoro estar envolvida com as coisas, meu marido brinca que sou eu quem movimenta a indústria brasileira da cola quente, então, para mim, é muito natural. O Via Rápida, a Prada Maria, o Joaquim e a Tereza Cristina foram todos fantasiados esse ano, pelo menos um por dia”, afirma.
Por morar em apartamento, Thais manda os animais para a creche todos os dias. “Sei que é muito importante para o bem-estar deles, para gastar energia e socializar. Mas, além disso, é muito legal que a gente acaba interagindo com os outros pais de pet. Criamos uma comunidade, uma segunda família”, ressalta.
O ‘cãocurso’ de fantasias julinas tem apoio de pet shops, lojas e clínicas veterinárias da região. Os vencedores ganham brindes como plano de saúde, banho e tosa, ração, entre outras coisas.
É importante ressaltar que as fantasias são apenas para as fotos e vídeos. Ao longo do dia, os cães ficam livres para brincar.
Foto Capa: Arquivo pessoal/ND
Fonte: https://ndmais.com.br