Mix diário

Chevron avança para concluir aquisição da Hess após vencer arbitragem contra Exxon

Um painel de arbitragem abriu caminho para que a Chevron conclua sua compra da Hess, avaliada em US$ 53 bilhões, rejeitando alegação da Exxon Mobil de que tinha o direito contratual de fazer uma oferta pelos ativos mais valiosos da Hess na Guiana.

A decisão, proferida pela Câmara de Comércio Internacional em Paris nesta sexta-feira, 18, resolve uma disputa tensa e de longa data entre os dois maiores descendentes do monopólio Standard Oil de John D. Rockefeller sobre um dos projetos de petróleo mais cobiçados do mundo. A Chevron planeja agir rapidamente para fechar o negócio, que foi originalmente firmado em outubro de 2023.

A Exxon atrapalhou os planos da Chevron no ano passado ao alegar ter o direito de impedir a oferta de sua rival pela participação de 30% da Hess no prolífico bloco offshore Stabroek, na Guiana. A Chevron argumentou que um direito de preferência sobre o projeto na Guiana não se aplicaria à aquisição corporativa da Hess.

A iniciativa da Exxon para bloquear o acordo surpreendeu a indústria do petróleo, que não via gigantes empresas petrolíferas batalharem com tanta determinação desde que uma disputa judicial com a Pennzoil forçou a Texaco à falência na década de 1980.

A Exxon afirmou, em comunicado, que discorda da interpretação do painel, mas respeita o processo de arbitragem e resolução de disputas. Fonte: Dow Jones Newswires*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve