Apesar de bonita, essa planta pode ser tóxica para os cachorros; saiba reconhecer os sintomas e como manter a folha longe do alcance do seu pet
Amanda Sperotto
Ter plantas e cães em casa pode ser um verdadeiro desafio. Quem nunca encontrou uma planta recém-plantada completamente destruída?
Nossos amigos de quatro patas às vezes testam nossa paciência, mas, além das travessuras, é essencial ter atenção redobrada às espécies que cultivamos dentro de casa. Algumas podem ser perigosas para a saúde dos animais.
Essa planta pode fazer mal ao seu cachorro
A Monstera, por exemplo, é uma das plantas ornamentais mais populares. Charmosa e imponente, ela costuma decorar salas e quartos com muito estilo.
Monstera é tóxica para os animais – Foto: Divulgação/ND
No entanto, o que muita gente não sabe é que ela é tóxica para cães. Segundo o site Dogster, a Monstera contém cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritações no sistema digestivo dos animais, provocando náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais.
Além disso, a Monstera tem sabor amargo, o que pode causar salivação excessiva e irritação na boca, e sua seiva pode provocar reações na pele ao contato.
Meu cachorro ingeriu, e agora?
Caso o cão ingira folhas de Monstera, é fundamental entrar em contato com um veterinário o quanto antes, especialmente se o cão for de pequeno porte ou tiver ingerido uma grande quantidade.
Alguns profissionais podem recomendar apenas a observação, mas outros podem solicitar uma avaliação imediata.
Leve seu pet ao veterinário caso ele faça a ingestão da folha de Monstera. – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Para evitar riscos, o ideal é manter fora do alcance dos pets, usando prateleiras altas, vasos suspensos ou até criando um espaço exclusivo, onde o animal não tenha acesso.
Foto Capa: Divulgação/ND
Fonte: https://ndmais.com.br