Mix diário

Relatório do governo japonês cita recuperação econômica e persistência de incertezas com EUA

O governo do Japão avalia que a economia do país está se recuperando em um ritmo moderado, mas alerta sobre a persistência das incertezas decorrentes das políticas comerciais dos Estados Unidos, em relatório mensal do Gabinete do Governo divulgado nesta quarta-feira, 11.

O documento menciona que estão aumentando os riscos de desaceleração da economia do país devido ao impacto das medidas norte-americanas. “Os efeitos dos aumentos contínuos de preços sobre o consumo privado, por meio de uma queda no sentimento do consumidor, também representam riscos de queda para a economia japonesa. Além disso, é preciso dar maior atenção aos efeitos das flutuações nos mercados financeiro e de capitais”, ressalta.

Ainda, de acordo com o comunicado, o governo japonês tomará “todas as medidas possíveis” para responder às medidas tarifárias dos EUA e continuará a garantir o fornecimento de todo o apoio essencial à gestão econômica e fiscal. “Para garantir a superação da deflação, o governo se esforçará para implementar uma ‘economia orientada para o crescimento, impulsionada por aumentos Salariais e investimentos'”, com base no princípio de que “a economia é a base das finanças públicas”.

O documento pontua que o governo e o Banco Mundial continuarão trabalhando em estreita colaboração para conduzir uma gestão de políticas flexível em resposta à evolução econômica e de preços, é que é esperado que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) atinja a meta de estabilidade de preços de 2% de forma sustentável e estável.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve