Levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) revela que mais de 75% dos consumidores na capital vão às compras para celebrar o Dia das Mães. A estimativa de movimentação financeira é de R$ 230 milhões. A sondagem aponta que perfumes e cosméticos lideram a preferência, com 43,26% das intenções de compras, seguidos por roupas e calçados (21,88%).
Outros itens como bolsas, utensílios domésticos, artigos para cama e banho, flores, livros, plantas e dinheiro somam 17,56%. Acessórios foram mencionados por apenas 8,14% dos participantes.
Conforme o estudo, mais de 345 mil pessoas circularão pelas lojas nas próximas semanas. “Mais da metade dos consumidores (58%) realiza pesquisa de preços antes da compra”, afirma o presidente da entidade, Júnior Macagnam. Ele diz ainda que 32% fazem isso com uma semana de antecedência, 31% com até três semanas, 22% com 15 dias e 15% deixam as compras para a véspera.
As lojas físicas seguem como principal canal de compra, sendo escolhidas por 72,52% dos entrevistados. As compras online somaram 22,90% e outros canais, 9,40%. “É um dado que chama atenção e mostra que o lojista precisa inovar para atrair o cliente”, destaca Macagnam.
A decisão sobre onde comprar está ligada à praticidade (32,32%), possibilidade de ver o produto (30,34%) e fatores como fidelidade e variedade (24,94%).
No domingo do Dia das Mães, a maioria dos consumidores (70,41%) planeja comemorar em casa. Outros 22,85% pretendem ir a restaurantes, 4,87% aos shoppings e 1,87% preferem parques. O cenário indica oportunidades para segmentos como supermercados, confeitarias e serviços de entrega.