O curta metragem conta um pouco da realidade enfrentada pelos alunos no dia a dia. Na ficção, o filme conta a história de Tiago, um garoto de 14 anos que vive no interior do Estado, num bairro rodeado de problemas sociais, assim é levado pelas más amizades e se envolve em um roubo de um comércio, porém problemas acontecem e acaba fugindo e se escondendo da polícia na sala de xadrez da Escola, o professor sabendo do acontecido, faz um trato, não o entregaria se aprendesse a jogar xadrez, e ai, o improvável acontece.
O curta envolve os principais aspectos da realidade local dos alunos, problemas familiares, falta de oportunidade, e mostra como um projeto pode fazer a diferença na vida de um aluno, o drama terá como centro o projeto de xadrez da Escola Municipal Jardim das Palmeiras.
As gravações serão realizadas pelo cineasta Amauri Tangará, que aceitou o convite feito por Joel Lins após ver o roteiro do curta. Amauri é cineasta, diretor e ator, e possui vários filmes produzidos e que já renderam prêmios nacionais como o do Festival de Brasília em 1997.
Amauri passará uma semana em Campo Novo do Parecis com a equipe para produzir o curta metragem com os alunos e professores. A proposta é levar o curta para amostra em festivais de cinemas em todo o Brasil e também no exterior.
Quem tiver interesse de acompanhar a oficina de cinema e participar pode entrar em contato com professor Cleiton Marino Santana pelo (065) – 9662-7072 ou por email cleitonxadrez@gmail.com.