Política

Na disputa ao Governo, Maggi tem 59% e Taques 22%, segundo Vox Populi

 
Em todos os cenários, sem Maggi, Taques possui mais de 50% das intenções de votos e venceria no primeiro turno. Com Maggi, que afirma não quer disputar a eleição, Taques cai para o segundo lugar. 
 
No cenário em que Blairo Maggi está na disputa, o senador republicano possui 59% das intenções de votos, contra 22% de Pedro Taques. O jornalista José Marcondes, o Muvuca (PHS), aparece com apenas 1%. Do total de entrevistados, 6% afirmaram que anularão o voto ou votarão em branco e 12% não disseram em quem vão votar. 
 
Nos seis cenários em que se avalia Pedro Taques contra os demais adversários, exceto Maggi, o senador do PDT é o preferido entre 50% e 55% do eleitorado mato-grossense. 
 
Na avaliação contra o petista Lúdio Cabral, Pedro Taques está com 50% e Cabral com 13%. Muvuca permanece com 1%. O número de pessoas que não sabem ou não responderam sobe para 25% do eleitorado. Os que afirmam que vão anular ou votar em branco também aumentam, atingido 11%. 
 
No cenário contra o juiz federal Julier Sebastião da Silva, que na próxima quarta-feira (2) deve se filiar ao PMDB, Taques crava 55% da preferência dos eleitores, contra 3% de Julier e 2% de Muvuca. Brancos e nulos somam 13% e os indecisos são 28%. 
 
Na avaliação com o vice-governador Chico Datro (PSD) na disputa, Taques está com 54% e Daltro com 4%. Muvuca surge com 2%. Brancos e nulos são 13% e os que não sabem em quem votar ou não responderam a pesquisa são 27%. 
 
Nos cenários em que há duas candidaturas dos partidos que apoiam o atual governo do Estado contra o senador Pedro Taques também não há muita diferença. Quando os candidatos do governo são Lúdio Cabral e Chico Daltro, Pedro Taques marca 50% da preferência, Lúdio está com 12%, Daltro com 4% e Muvuca com 1%. O número de indecisos é de 33%. 
 
Na avaliação em que os candidatos governistas são Lúdio Cabral e Julier Sebastião, Pedro Taques está com 51%, Lúdio com 12% e Julier e Muvuca aparecem com 1% cada. Os indecisos somam 35%. 
 
Num cenário contra os produtores rurais Eraí Maggi (PP) e Maurício Tonhá (PR), Taques aparece com 51%, Eraí com 6%, Tonhá com 4%. 
 
Na modalidade de pesquisa espontânea, Blairo Maggi continua o primeiro colocado, com 9% da intenção dos eleitores. Taques é o segundo, com 4%. O ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o governador Silval Barbosa (PMDB) e o ex-vereador Lúdio Cabral foram citados por 1% dos entrevistados cada. Nessa avaliação, 81% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. 
 
A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 21 e 24 de março, com 1 mil entrevistados em todo o Estado de Mato Grosso. A pesquisa foi feita de acordo com a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo da investigação. Ela foi registrada junto à Justiça Eleitoral: TRE/MT sob o número MT-00011/2014, no dia 25 de março, e no TSE sob o número BR 00061/2014, no dia 26 de março. 
 
Diário de Cuiabá 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões