Tínhamos nos 50 mil pontos uma resistência forte. Mas hoje já abrimos em alta e segurando acima dos 50 mil. A alta está casada com o mercado futuro e a entrada de investimento estrangeiro", disse à Reuters o analista Fábio Gonçalves, da Banrisul Corretora.
As declarações da presidente do banco central dos Estados Unidos, falando que o compromisso "extraordinário" do Fed de impulsionar a economia ainda será necessário por algum tempo, contribuíram para a alta de Wall Street e da Bovespa.
Além disso, por ser o último pregão do mês, investidores tendem a segurar a Bovespa no azul para terem melhor desempenho em suas carteiras mensais de ações.
Na cena corporativa, as ações da construtora e incorporadora Gafisa lideraram as altas do índice, com valorização de mais de 5%. Os papéis da mineradora Vale subiram mais de 1%, dando uma das maiores contribuições positivas ao Ibovespa, com esperanças de que o governo da China lance medidas de estímulo à economia, incluindo o aumento de investimentos em infraestrutura, ajudando a levantar os preços dos contratos de minério de ferro no exterior.
As ações preferenciais da Petrobras fecharam em leve alta.
A maior queda ficou por conta dos papéis da Oi.
G1